Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/12/academicos-do-creajr-mostram-engajamento-durante-governanca-cooperativa-em-apucarana/>.
Acesso em 26/02/2024 às 18h29.

Acadêmicos do CreaJr mostram engajamento durante Governança Cooperativa em Apucarana 

6 de dezembro de 2023, às 21h23 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Acadêmicos do CreaJr mostram engajamento durante Governança Cooperativa em Apucarana .

Nesta quarta-feira (06), aconteceu o sexto encontro da segunda fase da Governança Cooperativa do Crea-PR de 2023. O evento conta com a presença de Inspetores, Conselheiros e administração do Conselho com as Entidades de Classe, Instituições de Ensino, profissionais, empresas, órgãos públicos e sociedade. Para o Gerente da Regional Apucarana do Crea-PR, Eng. Civ. Jeferson Ubiali, “essa ocasião, em que a alta administração do Crea-PR vem às regionais para trazer as novidades e também ouvir os anseios locais é de extrema importância; são pouquíssimas as instituições que oportunizam este momento de interação e integração”.

Reunião da Comissão Acadêmica do CreaJr-PR 

O Gestor do programa Eng. Eletric. André Pagani falou sobre a importância do engajamento dos acadêmicos, principalmente quando falamos dos seus membros dirigentes: “penso que é melhor um membro muito engajado do que muitos sem interesse em fazer o programa evoluir de verdade”. Ele então elogiou os presentes, que desenvolveram uma série de ações pró Conselho e sociedade, além de visitas técnicas, durante o ano. O Facilitador de Convênios e Aperfeiçoamento Profissional no Conselho colocou-se à disposição para intermediar novas visitas.

Pagani falou também sobre a Responsabilidade Técnica Acadêmica – RTA e de sua importância para os acadêmicos, já que permite que se engajem desde cedo em atividades profissionais: “é um diferencial estratégico que já coloca vocês no mercado com grande vantagem”. 

Na ocasião, foi apresentada a nova Representante titular da Comissão Acadêmica Regional (CAR)  Apucarana: Lívia Maria Félix Fontinelli Pires é acadêmica de Engenharia Civil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Apucarana (UTFPR). Como suplente Carlos Henrique Nascimento Ferreira que cursa Engenharia Agrícola na UTFPR – Jandaia. 

Reunião do CDIN apresenta direcionamento para o próximo triênio

O Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, esteve presente e ressaltou a importância dos futuros líderes do Sistema, além de parabenizar os acadêmicos pelo ótimo trabalho desenvolvido no ano que se encerra.

O Colegiado de Inspetores – CDIN, esteve reunido na Governança Cooperativa de Apucarana. A Gerente do Departamento de Fiscalização – Defis, Eng. Amb. Mariana Maranhão, mostrou os dados relativos à fiscalização em 2023 e parabenizou os inspetores eleitos. 

A coordenadora do Colégio Estadual de Inspetores, Eng. Agr. Jacqueline Mara Kozakevitch Teixeira, falou sobre a importante atuação dos inspetores no Paraná. “Atuar como inspetor no Crea-PR é uma honra pois nos dá a oportunidade de dialogar com diversas camadas da sociedade e compreender como o Conselho pode atuar para valorizar nossas profissões”, explica a coordenadora. 

Análise SWOT vai auxiliar na construção do planejamento estratégico do próximo triênio

Em sua fala, o Superintendente do Crea-PR, Eng. Civ. Eng. Agr. Celso Roberto Ritter, falou sobre a importância da análise SWOT na construção do planejamento estratégico para o próximo triênio. 

Na análise, os inspetores podem apontar pontos de melhoria que vão colaborar com a definição das ações que irão direcionar o Crea-PR durante a gestão do Presidente eleito, Eng. Agr. Clodomir Ascari.

Reunião do CDER destaca valor do trabalho das Entidades na elaboração de Propostas de Projeto de Lei para a Agenda Parlamentar

Durante a reunião do Colégio das Entidades Regionais, a Coordenadora do CDER Apucarana – Eng. Civ. Miriam Elena Favaretto Corbacho disse estar feliz por receber os colegas das Entidades de Classe locais. 

O Gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes, reforçou que o momento atual das Governanças é muito importante. Durante os próximos meses, os profissionais podem participar das discussões que levarão as propostas de projetos de lei que serão entregues à Assembleia Legislativa do Paraná durante a cerimônia dos 90 anos do Crea-PR. A Agenda já tem três projetos em trâmite na Assembleia Legislativa do PR. O foco agora é fazer o monitoramento dos projetos aprovados e daqueles apresentados, além de elaborar novas propostas. Aquelas elaboradas pelas Entidades de Classe serão apresentadas e avaliadas no Encontro Técnico de Lideranças, que acontece em Londrina, em abril do próximo ano. 

Ações do Conselho em 2024

Prattes deu seguimento a reunião apresentando os informes das ações que devem ser realizadas pelo Conselho em 2024. Falou do novo O Edital de Chamamento Público, que repassará R$ 3 milhões para projetos como revistas impressas e digitais, congressos, seminários, workshops, cursos, treinamentos, eventos, simpósios, hackathons, entre outros. Os representantes das  Entidades locais, que já são engajadas com o Edital, mostraram-se animadas com a previsibilidade dos recursos repassados. Outro tema discutido foi a nova forma de requerimento da Política de Estandes, agora automatizada. Segundo o Gerente, este foi o primeiro processo automatizado do Crea-PR e fez muita diferença na agilidade da captação. 

Sobre o calendário para o próximo ano, citou eventos, encontros e projetos que devem ser realizados. Celebrou o avanço das Entidades de Classe do Paraná no PCQ, que superou a média de 800 pontos. Prattes também ressaltou a importância da participação dos associados para o Planejamento Estratégico do Conselho: “as Entidades têm um lugar de visão fundamental para o Sistema”, afirmou. 

Presidente Rocha relembra ProEC em Apucarana

O Presidente do Crea-PR Eng. Civ. Ricardo Rocha relembrou do Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe realizado em Apucarana e elogiou o esforço local para a sua realização. “A ideia de fazê-lo junto à Semana de Engenharia foi muito boa. É essencial que Entidades e Sistema aproximem-se dos futuros profissionais”, disse. 

O ProEC, criado em 2017 pelo Crea-PR e coordenado pelo CDER, visa um conjunto de ações do Conselho junto às Entidades de Classe a fim de buscar o equilíbrio financeiro e de gestão das mesmas: “O ProEC foi criado exatamente para ser fermento das Entidades, para dar o fôlego que elas precisam para continuar trabalhando”, disse. Para o Presidente eleito Eng. Agr. Clodomir Ascari, é importantíssimo que o repasse seja bem empregado, como no caso do ProEC, para que a saúde financeira das Entidades mantenha-se sã. Hoje, as Entidades paranaenses têm zero inadimplência. 

Registro da entrega da Regional Apucarana acontece na Plenária dos Colegiados 

Após dar as boas-vindas ao público, Ubiali falou da satisfação de ter reconhecimentos na Regional. Foi realizada a entrega de certificados para Entidades de Classe, profissionais, docentes e discentes de Apucarana que não puderam comparecer às cerimônias do PCQ, Profissional de Destaque, Melhores TCC’s e Projetos de Extensão. Também foi dedicado um momento para que os inspetores que encerram seus mandatos recebessem seus certificados honoríficos de contribuição para o Conselho.

Novo episódio da Websérie Olhos do Paraná é apresentado na Plenária

O episódio fala da fiscalização preventiva nas estradas do estado. O objetivo é cuidar do usuário, uma preocupação constante do Conselho. São análises técnicas e registros fotográficos que são reunidos em relatório detalhado e enviados ao Ministério Público e às Prefeituras. A ação tem se intensificado nos últimos meses mediante denúncias feitas às várias regionais do Crea-PR. O Presidente Ricardo agradeceu a Regional pela contribuição importante na captação para o episódio em questão.

Melhorias nas Inspetorias e registro da entrega da Regional Apucarana

O Presidente mostrou as melhorias feitas nas Inspetorias locais, que contaram com ajustes na acessibilidade e grande mudança na identidade visual, que hoje é aparente desde as fachadas. Também foram idealizadas áreas de convivência e em prol do conforto dos colaboradores, como a nova copa. “Este, inclusive, é um padrão que se estabeleceu: agora, todas as inspetorias devem contar com o espaço”, disse o Presidente.

Transição de mandato

Ao final da Plenária, o Presidente fez seus agradecimentos e destacou a gestão participativa, que foi um dos pilares do mandato. Chamou então o Presidente eleito, o Eng. Agr. Clodomir Ascari, ao palco para conversarem com os presentes sobre a transição de mandato, iniciada durante a Governança em Pato Branco após a homologação das eleições. O Presidente eleito falou do seu comprometimento com o cumprimento das 38 propostas feitas durante a campanha, e convidou todos a contribuírem “para que o Crea-PR continue escrevendo boas histórias, como vem fazendo nos últimos anos”. No final do encontro,  a nova Regional de Apucarana foi oficialmente entregue pelo Presidente Ricardo. 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *