Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/12/colegiados-estaduais-das-entidades-de-classe-e-das-instituicoes-de-ensino-realizam-balanco-final-em-curitiba/>.
Acesso em 26/02/2024 às 18h07.

Colegiados Estaduais das Entidades de Classe e das Instituições de Ensino realizam balanço final em Curitiba

8 de dezembro de 2023, às 19h29 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Nesta sexta-feira, 08, reuniram-se em Curitiba o Colégio de Entidades de Classe Regional e o Colégio de Instituições de Ensino, ambos com a presença do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, e do presidente eleito para a gestão 2024-2026, Eng. Agr. Clodomir Ascari.

Rocha, atual presidente do Crea-PR, falou aos coordenadores sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos Colegiados durante este ano, “a colaboração nas ações do Sistema Confea/Crea em prol dos profissionais e da sociedade, e um destaque foi o envolvimento nas ações do Programa Agenda Parlamentar do Crea-PR, pois neste ano apresentamos na Assembleia Legislativa do Paraná mais de 20 propostas de projetos de lei, muitos com a participação de vocês”. O presidente destacou ainda a realização de dois grandes eventos, o Encontro Paranaense de Entidades de Classe e o Fórum de Docentes e Discentes, organizados pelos colegiados com apoio de setores do Crea, e que trouxeram o debate de temas importantes nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Ainda em sua fala, Ricardo Rocha apresentou o balanço de sua gestão, de 2018 a 2023, mostrando as principais realizações nas áreas tecnologia e inovação, gestão participativa e humanizada, transparência financeira, entre outras, conforme seu plano de gestão. Todas essas informações estão disponíveis em detalhes neste site: numeros.crea-pr.org.br.

O presidente eleito Ascari falou de seu plano de trabalho para os próximos três anos, em que pretende com o Crea-PR e todos os envolvidos como as entidades de classe, instituições de ensino e inspetores, continuar e avançar nos projetos que estão demonstrando bons resultados, além de lançar novos desafios para o período.

Colégio de Entidades de Classe – CDER-Estadual

Na 92ª reunião dos representantes estaduais das Entidades de Classe, foram tratadas sugestões de temas para os próximos eventos do Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe; exigências legais para o apoio do Crea-PR em eventos e estandes; a indicação de conselheiros para o próximo mandato; revisão de registro das Entidades de Classe; planejamento estratégico para o próximo triênio e análise de cenários; ações da Agenda Parlamentar para 2024; calendário de reuniões; benefícios e apoio da Mútua às Entidades de Classe; e informes gerais. Ao final, os coordenadores fizeram um balanço do trabalho deste ano.

A líder de Educação da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema Confea/Crea, Denise Castro, esteve presente explicando sobre novos programas que serão lançados, além de tirar dúvidas sobre a forma de apoio às Entidades. “Lançamos recentemente programas de inovação, cursos e em breve será o Empreender Mulher, em parceria com o Sebrae”, disse. Ela comentou também sobre a importância da divulgação desses benefícios aos profissionais e que “é essencial a parceria com os Creas e as entidades para que essas informações cheguem a eles”.

Durante a conversa e as dúvidas, os representantes das entidades tiveram a oportunidade de trocar experiencias de projetos implantados em suas organizações.

Na questão do planejamento estratégico para o triênio 2024-2026, “os representantes das entidades de classe irão trabalhar em conjunto com o Crea-PR, falando sobre a análise de cenário e as ações e áreas mais importantes para serem trabalhadas nesse período”, afirma Claudemir Prattes, gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR.

O coordenador do CDER, Eng. Agr. Silvério Candido da Silva, falou que “este ano foi muito produtivo, foi desafiador e cada um fez o que pode, aprendendo muito juntos. Vim para a coordenação por uma fatalidade com o nosso amigo Wild, mas o trabalho conjunto nos levou a continuar o seu legado, e a partir de agora, independente de cargo, vamos continuar colaborando”.

O Eng. Agr. Edson Roberto Silveira comentou que foi “um ano muito bom, com grandes eventos com importante conteúdo, e do colega que nos deixou, Wild, ficamos com o ensinamento de seu entusiasmo em todos os projetos que trabalhou”.

O Eng. Ftal. Clodoaldo Goetz agradeceu o ano de trabalho juntos e afirmou que “o fato ocorrido com nosso colega Wild deixou uma reflexão de vida, do que é importante para nós e de como devemos pensar nossas ações diante da brevidade da vida”.

Colégio de Instituições de Ensino – CIE-Estadual

Na 26ª reunião dos representantes estaduais das Instituições de Ensino Superior, foi feito um balanço das ações de 2023, além de planejamento e calendário de 2024; abertura de Edital para o Prêmio Melhores TCCs; abertura de Edital do Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária e sugestões para o edital; elaboração de Cadernos Técnicos; data do 31º Fórum de Docentes e Discentes; cadastramento e atualização de cursos; e informes gerais.


Comentários

  1. É de grande importância essa parceria entre o CREA-PR e as instituições de ensino: fortalece o CREA-PR, dá credibilidade às Instituições e incentiva os alunos à tornarem-se associados, além, é claro, de atrair os que buscam uma formação séria para o exercício profissional adequado, sério, competente e responsável. Parabéns ao CREA-PR pela brilhante condução dessa importante atividade!

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *