Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/01/presidente-clodomir-ascari-e-diretoria-da-mutua-realizam-posse-solene/>.
Acesso em 12/04/2024 às 14h13.

Presidente Clodomir Ascari e diretoria da Mútua realizam posse solene

22 de janeiro de 2024, às 23h30 - Tempo de leitura aproximado: 9 minutos

Na noite desta segunda-feira (22), o Crea-PR realizou a cerimônia solene de posse do presidente eleito para a gestão 2024-26, Eng. Agr. Clodomir Luiz Ascari, dos diretores da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua-PR, e dos conselheiros titulares e suplentes que estão iniciando o seu mandato deste ano. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep -, em Curitiba, como resultado de uma parceria entre as instituições.

Para acompanhar a assinatura do termo de posse de Ascari, que é o vigésimo presidente da autarquia, acompanharam o presidente de gestão anterior Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, e o Eng. Agr. Luiz Antônio Corrêa Lucchesi, representando o presidente do Confea.

Presença de autoridades

Participaram da cerimônia diversas autoridades paranaenses e nacionais, das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências, lideranças do governo estadual e do legislativo.

Para o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, “não há país desenvolvido em que não há Engenharia, ela é símbolo de desenvolvimento e de crescimento”. Ele destaca que a Engenharia cria oportunidades e reconhece o trabalho do Crea-PR com uma agenda muito clara, em que “quem ganha é a sociedade, com novas oportunidades”. Cumprimentou o ex-presidente Ricardo Rocha e o Eng. Ascari, que assume essa missão.

O secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Eng. Civ. Ricardo Barros, afirmou que “temos grandes desafios para a Engenharia no Paraná”, e citou algumas obras importantes que estão em andamento. Quanto aos desafios, “aos engenheiros fica a missão de acreditar e trabalha para isso”.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona, saúda e deseja uma excelente gestão à frente do Crea. “A Secretaria está à disposição com todos os ativos tecnológicos, para que possamos, em parceria, desenvolver o estado com as novas tecnologias que estamos desenvolvendo”. Bona aproveitou a oportunidade para anunciar que o ex-presidente do Crea, Ricardo Rocha, passa a integrar “a equipe da Seti à frente da coordenação do Projetec, para implementação em municípios com até 30 mil habitantes, e na missão de aproximar a Academia do Estado com os projetos desenvolvidos”.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Eng. Agr. Augustinho Zucchi, cumprimentou o presidente o Clodomir e a família, destacando “suas qualidades enquanto ser humano, profissional e agricultor, que conheci muito bem durante seu trabalho como secretário de Agricultura nos oito anos em que fui prefeito em Pato Branco”. Para ele, o Crea é uma parte muito importante para o desenvolvimento do nosso estado, justamente por vencer este “desafio de fazer parte, pois muitas entidades não conseguem mais realizar a sua representação, mostrar que realmente representam parte da sociedade”.

Zucchi diz ainda que é preciso seguir neste trabalho de incluir todos os engenheiros nas discussões mais próprias do Paraná, para que eles sejam protagonistas nas soluções e no desenvolvimento do estado, fazer com que a nossa entidade, o Crea, possa representar essas profissões, contribuindo para o nosso estado.

O presidente da Mútua Nacional, Eng. Agr. Francisco Almeida, destacou em sua fala os três novos diretores da Mútua-PR, que foram empossados também nesta noite. Ele explicou que a “Mutua é a caixa de assistência dos nossos profissionais disponibilizando recursos financeiros, é a instituição que acolhe os nossos profissionais”. Destaca que é preciso “preparar a sociedade para ver que as Engenharias, a Agronomia e as Geociências são a solução para o desenvolvimento sustentável no Brasil”.

O deputado estadual Eng. Civ. Fabio Oliveira inicia sua fala afirmando que “um cargo é algo transitório, mas o que eu tenho muito orgulho de ser e não abro mão, é ser engenheiro”. Em parceria com o Crea e demais instituições, trabalhamos pensando no que o engenheiro poderia fazer a mais para o povo paranaense através da contribuição com o seu trabalho. Para ele, há muitos desafios no Estado do Paraná para que ele continue a ser uma potencia na produção e infraestrutura para o país, e citou o PELT – Plano Estadual de Logística em Transporte do Paraná, construído em parceria com diversas entidades, incluindo o Crea e a Fiep. E encerra dizendo que “a Assembleia Legislativa do Paraná continua de portas abertas para que prossigamos com o debate de ações em parceria para o desenvolvimento do estado”.

O deputado federal Nesli Conguetto Maria, conhecido como Vermelho, representando o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, falou de obras importantes que passaram pelos engenheiros, pelas entidades e pelas instituições das classes, o que “levou ao desenvolvimento do estado, pois a construção civil e o agro são as áreas que seguram esse país, onde está o maio PIB, e é importante o Crea levar esse conhecimento com os seus profissionais para o país”. Para ele, o estado cresceu por causa do trabalho nessas áreas, citou algumas grandes obras e a importância de respeitar a capacidade que temos de criar para o desenvolvimento. Desejou ao presidente Clodomir sucesso “e que conte com a bancada federal que está ao lado de vocês e da sociedade”.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Eng. Agr. Norberto Ortigara, representando o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, iniciou a fala saudando o Eng. Civ. Ricardo Rocha, que durante sua gestão como presidente do Crea-PR, criou parcerias importantes com o governo do estado. “Vivemos um bom momento no Paraná, crescendo acima da média nacional, um estado muito relevante especialmente no mundo do alimento e da fibra. Destacou que muitas coisas que foram criadas e ajudaram a desenvolver o país foram criadas por engenheiros paranaenses. “Mas temos muita coisa por fazer ainda, são muitos desafios na infraestrutura e no transporte no Paraná: precisamos muito do trabalho de várias engenharias que ajudarão nessa construção”.

Representando o presidente da Fiep, Eng. Civ. Edson José de Vasconcelos, esteve presente o vice-presidente, Eng. Civil José Alberto Pereira Ribeiro, também presidente do Sindicato da Indústria e Construção Pesada. “Para a Fiep é um orgulho receber a posse do presidente do Crea-PR, com as ações conjuntas relevantes já realizadas”. Ele citou algumas como por exemplo as reuniões realizadas em todas as regionais do estado para debater as necessidades de transporte, com muitos profissionais que participaram motivados pelo Crea; e ainda a parceria fundamental na homologação da norma técnica do wood frame. Finaliza afirmando que “o desenvolvimento do Paraná passa pelos engenheiros”.

Representando o presidente do Confea, o Eng. Telecom. Vinicius Marchese, participou o paranaense, conselheiro federal Eng. Agr. Luiz Antônio Corrêa Lucchesi. “Hoje representamos mais de um milhão de profissionais, uma multidisciplinaridade de profissionais, da saúde à alimentação, da comunicação à infraestrutura, do transporte à mineração, está um profissional das Engenharias, da Agronomia e das Geociências responsável por esse trabalho”, diz. Ele citou a importante articulação com os níveis educacionais médio e nível básico, além das universidades, pois a preocupação é com a qualidade da educação. Falou ainda da importância da aproximação do federal com o Crea-PR para a concretização dos objetivos maiores de todo o sistema.

O presidente de gestão anterior do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, falou do anúncio de que agora faz parte da equipe do Estado: “trabalhar na Seti para mim é uma honra e um sonho realizado, agradeço o convite e fico muito feliz de ser anunciado aqui”. Ele agradeceu pelas parcerias com todos durante a sua gestão, com o Estado, a Assembleia e muitas das entidades presentes, que oportunizaram a realização de um trabalho grande trabalho pelo Crea-PR. “Todo o reconhecimento que eu posso fazer não será suficiente para agradecer a todos pelo trabalho realizado em conjunto e pelos avanços do Crea-PR para as Engenharias, a Agronomia e as Geociências”, destaca.

O presidente eleito Eng. Agr. Clodomir Ascari disse ser uma honra ver todos na solenidade, agradeceu ao ex-presidente Ricardo Rocha por todo o apoio em sua trajetória até aqui; agradeceu a sua família, estendendo a todas, que sustentam e compreendem o trabalho das lideranças que muitas vezes precisam ficar distantes pelo seu trabalho.

“É uma honra de presidir um Conselho que faz 90 anos, eu sendo o vigésimo, é um orgulho fazer parte de uma instituição que abrange tantos profissionais que fazem parte disso. Destaco que a origem das nossas profissões está nas Instituições de Ensino. No Crea-PR temos uma equipe com muito conhecimento, nosso corpo profissional, e temos o grande desafio de avançar com tecnologia de forma humanizada, afinal lidamos com pessoas. Nosso trabalho é por uma sociedade segura pelo trabalho de profissionais das Engenharias, das Agronomias e das Geociências”.

Posse da Mútua-PR

O presidente do Crea-PR Eng. Clodomir Ascari e o presidente da Mútua nacional, Eng. Francisco Almeida, entregaram aos novos diretores da Mútua-PR os termos de posse. São eles o Eng. Eletric. Edson Luiz Dalla Vecchia, diretor geral, o Eng. Civ. Ronald Peixoto Drabik, diretor administrativo, e o Eng. Civil Nilton Batista Prado, diretor financeiro.

Dalla Vecchia destacou que “reconhecemos tudo que a Mutua já conquistou e nossa proposição é continuar com o que está sendo feito e tem bom resultado e ampliar o máximo possível os benefícios aos nossos associados, além de trabalhar na expansão da Mútua para o interior do nosso estado”.

Posse dos novos conselheiros titulares e suplentes

As conselheiras e conselheiros que assumem agora seus mandatos dedicarão seu tempo e conhecimento para a defesa e fortalecimento das profissões das Engenharias, da Agronomia e das Geociências. Eles combaterão o exercício leigo das profissões, dedicando-se intensamente no julgamento de processos, na participação em reuniões de suas respectivas Câmaras Especializadas, em comissões permanentes e temporárias, grupos de trabalho e no plenário, além de apreciar assuntos ligados à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional.

Além disso, atuarão como defensores do código de ética profissional, sendo responsáveis por julgar eventual desvio de conduta, assim como os pedidos de registro de profissionais e empresas, entidades de classe e instituições de ensino.

Os empossados de hoje representam 24 instituições de ensino com 44 vagas e 65 entidades de classe de nível superior com 107 vagas. Simbolicamente subiram ao palco dois conselheiros por Câmara para receberem os termos de posse.

A conselheira Eng. Agr. Sandra Cabel se pronunciou, representando todos os conselheiros. “A responsabilidade que assumimos é imensa, somos guardiões da ética e do profissionalismo. Ao ingressar neste conselho nos tornamos parte integrante de um grupo de conhecimento técnico de qualidade. Nossa jornada será marcada por desafios e por conquistas que sempre são muito significativas, que sejamos capazes de ver mudanças no Conselho e na sociedade”.

Representando um agradecimento aos familiares, o presidente Clodomir e sua esposa Luciana Ascari homenagearam o ex-presidente Ricardo Rocha e sua esposa Ana Maria Santana.

Presenças

Prestigiaram a solenidade de posse os presidentes de Creas Nanci Walter (RS) e Kita Xavier (SC), além do Ulisses Filho, ex-presidente do Crea-PI. Também André Gonçalves, presidente da Ferroeste, Engenheiro Químico Celso Kloss, presidente da Tecpar, Tangriani Assmann, vice-reitora da UTFPR, além de presidentes de entidades de classe.

 

Clique na imagem para ver a galeria de fotos:

Posse do Presidente

Texto: Débora Pereira – Comunicação Crea-PR

Fotos: Francisco Martins Netto


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *