Primeira Sessão Plenária do ano elege Diretoria e coordenadores de Câmaras
24 de janeiro de 2024, às 17h45 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A primeira Sessão Plenária do Crea-PR de 2024 aconteceu na tarde desta quarta-feira, 24, na sede do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, tendo a mesa composta pelo presidente Eng. Agr. Clodomir Ascari, pelo Eng. Eletric. Roberto Gonçalves Gameiro e pela Eng. Civ. Ligia Eleodora Francovig.
Abrindo os trabalhos da Sessão, o diretor geral da Mútua (Caixa de Assistência do Profissional) no Paraná, Eng. Eletric. Edson Luiz Dalla Vecchia, relatou as atividades da nova diretoria neste início de mandato.
Na sequência, foram votados e aprovados os nomes dos coordenadores e adjuntos das sete Câmaras Especializadas do Crea-PR:
CEA – Câmara Especializada de Agronomia
Coordenador – Eng. Agr. Clayton Corrêa de Almeida
Engª. Agr. Adriana Baumel
CEEQGEM – Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas
Coordenador – Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron
Adjunto – Geól. Abdelmajid Hach Hach
CEEC – Câmara Especializada de Engenharia Civil
Coordenador – Eng. Civ. Dante Alves Medeiros Filho
Adjunto – Eng. Civ. Edson Jackon Yêra Oliveira
CEEE – Câmara Especializada de Engenharia Elétrica
Coordenador – Eng. Eletron. Rodrigo Adamshuk Silva
Adjunto – Eng. Eletric. Roberto Gonçalves Gameiro
CEAEST – Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho
Coordenador – Geógrafo José Roberto Francisco Behrend
Adjunto – Eng. Ambiental e Eng. de Seg. Trabalho Wilson Aparecido da Silva
CEEMM – Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica
Coordenadora- Engª. Mec. Ingrid Froba
Adjunto – Eng. Mec. Valdemir Antunes
CEEF – Câmara Especializada de Engenharia Florestal
Coordenador – Eng. Florestal Eleandro José Brun
Adjunto – Eng. Florestal Marcos Vinicius Martins Bassaco
Também foram votados e aprovados os nomes que formaram a nova Diretoria do Crea-PR para o mandato em 2024: Vice-presidente: Eng. Civ. Margolaine Giacchini; 1º diretor administrativo: Eng. Civ. Decarlos Manfrin; 2º diretor administrativo: Eng. Agr. Orley Jayr Lopes; 1º diretor secretário: Eng. Eletric. Ricardo Bertoncello; 2º diretor secretário: Eng. Civ. Rafael Erico Kalluf Pussoli; 3º diretor secretário: Eng. Mec. Carlos Alberto Bueno Rego; 1º diretor financeiro: Eng. Eletric. Fernando Felice; 2º diretor financeiro: Eng. Seg. Trab. Vergínio Luiz Stangherlini.
Após aprovação de informes gerais, o presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, finalizou a Plenária ressaltando a importância do trabalho no decorrer deste ano ser realizado de forma democrática e unida, em prol de objetivos que tenham como foco a proteção da sociedade e a valorização profissional. “Vamos aproveitar que comemoramos 90 anos para mostrar a nossa importância para o desenvolvimento sustentável do Estado do Paraná”.
Clique na imagem para ver a galeria de fotos:
Já fazem 3 meses que pedi minha habilitação como engenheiro de segurança do trabalho. E negaram alegando que Decisão de Plenário n 624/2022 aumentou a carga horária do curso em uma matéria específica. Porém eu entrei no curso em data anterior a essa decisão. Logo estou pagando pela falta de atenção dos conselheiros dessa câmara especializada. É muita sacanagem conosco que pagamos a anuidade fora os valores de ART. O CREAPR não faz valer todo o valor arrecadado e compensa mais buscar soluções direto na justiça do que esperar meses pela análise errônea deles
O protocolo em questão 317134/2023.
Poderiam olhar com mais carinho para nós profissionais que prezam tanto por essa instituição.
Olá, Rafael,
encaminhamos ontem um esclarecimento a você por outro canal, possivelmente não tenha recebido; vamos reiterar aqui:
Como seu curso não tem cadastro no Crea-PR, a solicitação passou por análise da Câmara, que verificou a grade curricular dentre os outros aspectos que são considerados.
A Decisão da Câmara (pelo indeferimento) baseou-se no fato de que o curso não contempla aulas práticas de no mínimo 60h nem cumprimento da carga horária mínima para as disciplinas de Gerência de Riscos e proteção Contra Incêndios e Explosões, requisitos estabelecidos oficialmente pela Decisão do Plenário 624/2022. Entretanto, anteriormente a essa Decisão do Crea-PR, já existia norma do Conselho Federal de Educação determinando a carga horária mínima para as disciplinas de cursos de Esp. em Segurança do Trabalho.
Veja que são questões relevantes para o exercício da profissão, e por isso consideradas no momento da análise do curso
Como seu processo agora encontra-se aguardando a análise de recurso no Plenário, você será comunicado da decisão e, caso necessário, poderá ainda se manifestar para apreciação do Conselho Federal, em última instância.
Entendemos a sua aflição com esta situação, mas asseguramos que todos os dispositivos legais são sempre analisados para o julgamento de todas as solicitações. Contamos também com a sua compreensão neste aspecto.