Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/02/show-rural-palestra-sinaliza-cenario-do-agronegocio-e-oportunidades-em-bolsa-de-valores/>.
Acesso em 27/02/2024 às 18h22.

Show Rural: Palestra sinaliza cenário do agronegócio e oportunidades em bolsa de valores

Exposição técnica ocorreu dentro da programação do estande do Crea-PR e parceiros

5 de fevereiro de 2024, às 19h17 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Exposição técnica ocorreu dentro da programação do estande do Crea-PR e parceiros .

A palestra que abriu a programação de atividades do estande do Crea-PR e parceiros, nesta segunda-feira (05), no Show Rural Coopavel 2024, em Cascavel, oportunizou compreender aspectos do cenário do agronegócio brasileiro para este ano e ano que vem, bem como as oportunidades existentes na bolsa de valores.

A apresentação foi realizada pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo Gavlik Batista da Silva e pelo Engenheiro Kleriston Gavlik Pessoa, cuja atuação é focada em oportunidades do mercado financeiro para o segmento rural. Eles trouxeram dados demonstrando o atual momento e uma análise de possibilidades.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Gavlik Batista da Silva, existem alguns aspectos ainda que precisam se consolidar e que podem impactar o segmento, mas, em linhas gerais, a mensagem precisa ser de atenção do setor agro, tanto para momentos de alta, como de baixa.

“Sempre tem fatores de alta ou de baixa. O nosso foco é aproveitar as oscilações de mercado, as distorções de preços, as expectativas futuras, esses momentos de euforia ou pânico para comprar seguros, de baixa ou de alta. Então o mercado financeiro te oferece ferramentas e você pode garantir um preço mínimo sem comprometer o grão físico e participar da alta se houver uma alta”, explica Marcelo, destacando que existe ainda uma incerteza com relação à soja e com relação ao milho, inclusive com possível influência da Argentina e do Rio Grande do Sul.

Ainda segundo Marcelo, é preciso compreender que no Brasil um índice muito baixo de pessoas investe na bolsa de valores. Esse percentual, segundo ele, é ainda menor no segmento do agronegócio, o que prejudica as possibilidades de resultado. Já para os profissionais do setor, trata-se, de acordo com o especialista, de uma importante oportunidade de conhecimento.

“Além do Agrônomo receber em grãos e estar exposto a flutuações no mercado, ele precisa trazer e agregar essas informações para os clientes. Da porteira para dentro a gente já dá aula. E agora deve haver um avanço para oferecer também essas perspectivas de mercado”, comenta o Engenheiro Agrônomo Marcelo Gavlik Batista da Silva.

Além disso, um eventual resultado negativo no segmento, impacta diretamente as profissões que possuem vínculo com o setor. “Precisamos ajudar o produtor, trazer informações de mercado, e contribuir fortalecendo o vínculo com ele e contribuindo com o fortalecimento do nosso País, afinal, o agronegócio sustenta a balança comercial e o desenvolvimento brasileiro”, pontua Marcelo.

O presidente do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari, destaca que é por meio da informação que o setor poderá avançar. É também uma importante função do Conselho oportunizar esse conhecimento especializado que possa agregar no exercício profissional. “É muito importante esse tipo de orientação. Aqui no estande do Crea-PR e parceiros, teremos vários painéis nesses cinco dias de Show Rural e oportunidades para discutir temas relevantes e possibilitar encontrar alternativas no mercado. Estamos com otimismo e temos o entendimento de que é com informação e com a atuação técnica que teremos cada vez melhores resultados”, destaca Clodomir.

O estande do Crea-PR e parceiros no Show Rural fica próximo ao restaurante e ao centro administrativo do evento.

Texto: Maycon Corazza
Foto: Guilherme Wordell

Confira todas as fotos do Show Rural em nosso Facebook.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *