Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/02/show-rural-segundo-dia-de-conhecimento-e-fortalecimento-profissional/>.
Acesso em 26/02/2024 às 18h48.

Show Rural: segundo dia de conhecimento e fortalecimento profissional

6 de fevereiro de 2024, às 22h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Show Rural: segundo dia de conhecimento e fortalecimento profissional.

O segundo dia da participação do Crea-PR no Show Rural Coopavel, em Cascavel, gerou frutos no campo de conhecimento e de fortalecimento da classe profissional. Seguindo a tradição, a sede da autarquia,  foi transferida para o evento, que é o maior do agronegócio brasileiro.

O estande, onde também estão os parceiros AREAC (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), Mútua – PR (Caixa de Assistência do Profissional) e Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), foi palco, durante toda esta terça-feira (06), do 5º Encontro Paranaense de Entidades da Agronomia. Presidentes e diretores de 20 Entidades de Classe de todo o Estado participaram.

Além do foco institucional, o encontro oportunizou conhecimento técnico para os participantes. Entre as atividades, houve palestra sobre a legislação de sementes, apresentada pelo Engenheiro Agrônomo Jonas Pinto, da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (Apasem) e da Fundação Pró-Sementes. Em sua apresentação, Jonas destacou a relevância do tema e da atualização contínua.

“Em aproximadamente quatro anos, houve quase 90% de atualizações da legislação da semente. Não mudou cem por cento, mas teve alguns apontamentos. No final de janeiro, por exemplo, tivemos importante alteração sobre as taxas e valores que são pagos para o Ministério da Agricultura. Então, o que procuramos com a palestra foi mostrar de formar resumida, mas aprofundada, os principais pontos que demandam atenção e a importância de os profissionais sempre se atualizarem”, destaca Jonas Pinto.

Na sequência, o presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, acompanhado de outras lideranças, realizou visita institucional ao Centro Administrativo da Coopavel, realizadora do evento. A comitiva foi recebida pelo presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, e pelo Coordenador Geral do Show Rural, Rogério Rizzardi. Clodomir destacou, na oportunidade, a relevância dos profissionais de engenharia para o desenvolvimento, praticamente em todos os setores.

“Como presidente do Crea-PR, destaco que temos 75 mil profissionais, com 138 títulos profissionais vinculados ao Conselho. É um número muito expressivo de profissionais que, se não trabalhar bem, impacta diretamente na safra e no desenvolvimento como um todo. É muito bom, portanto, estar aqui, valorizando o cooperativismo e participando deste grande evento. Podemos dizer que estamos transformando teorias em prática”, pontuou Clodomir.

A comitiva visitou ainda o Sistema Ocepar e o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná). Amanhã, terceiro dia do evento, a programação segue a partir das 08h30 com a 741ª Reunião da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PR. Já no período da tarde, às 15h, será o lançamento do 2º Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono com a presença do Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Reunião Crea Sul

Durante a noite foi realizada a primeira reunião do Crea Sul do ano, que contou com a participação da Presidente do Crea-RS, Eng. Amb. Nanci Walter e do representante do Crea-SC, Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agr. Alessandro Paviani.

O principal assunto discutido durante a reunião diz respeito a um novo modo de valorização e reconhecimento das Entidades de Classe através de patrocínio. As normas que regulamentam a prática já foram apresentadas ao Confea e o parecer que pede o desarquivamento da proposta será apresentado no próximo Colégio de Presidentes, que deve acontecer neste mês de fevereiro em Brasília.

Confira todas as fotos do Show Rural em nosso Facebook.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *