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Acesso em 27/05/2024 às 12h42.

Agenda Parlamentar e uso de redes sociais são destaque no 10º Seminário do ProEC e 7º Encontro de Líderes do Crea-PR

Representantes de entidades de classe, instituições de ensino, inspetores, empresas e CreaJr estiveram presentes no evento em Londrina

12 de abril de 2024, às 12h19 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Nesta quinta e sexta, dias 11 e 12 de abril, aconteceram, no Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), o 10° Seminário Estadual do Programa de Apoio às Entidades de Classe e o 7º Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR.

Abriram o evento o presidente do Crea-PR Eng. Agr. Clodomir Luiz Ascari, o presidente do CEAL Eng. Eletr. Brazil Alvim Versoza, a presidente do Sinduscon Norte Eng. Civ. Celia Oliveira Souza Catussi, o diretor Geral Mútua-PR Eng. Eletr. Edson Dallavechia e o ex-presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

O presidente Clodomir iniciou falando que “parceria é isso, estamos aqui realizando pela parceria entre Crea, Confea, Mútua, CredCrea e as entidades de classe, criando oportunidades para todos por meio de editais de chamamento, estande e futuramente de patrocínio. Para ter um Crea forte precisamos de entidades de classe fortes porque elas fazem a ponte dos profissionais com o Crea e são elas que podem estar nos 399 municípios do Estado do Paraná, para que o Conselho atue em defesa da sociedade, conforme sua raiz de criação”.

Ascari destacou também a importância de que todos os envolvidos entendam “os objetivos do planejamento estratégico do Crea-PR, pois todos vocês fazem parte dele, desde a concepção até as ações e os próprios objetivos”. Quanto à programação do evento que aborda a comunicação e uso de redes sociais, o presidente destaca que “hoje temos pelo menos cinco gerações convivendo e diante disso é um desafio fazer chegar nossa mensagem e ações ao público, e sobre isso vamos falar muito aqui”.

O engenheiro Brazil destacou a inauguração do novo espaço do auditório do CEAL. “Essa obra mostra que toda Entidade de Classe tem condições de realizar seus objetivos, basta saber os caminhos e trabalhar em parceria com o Conselho e demais entidades próximas”. Ele explicou ainda como funciona o hub de inovação na sede, uma parceria entre SindusCon, CEAL, Sebrae e Senai, realizada após uma pesquisa que identificou essa necessidade. “O nosso hub hoje tem 55 startups e atualmente em Londrina são onze governanças de inovação”, conta.

A engenheira Célia, presidente do Sinduscon Norte, agradeceu as parcerias e citou a “importância de ter um Conselho que é atuante na vida das empresas e na nossa vida profissional, além das entidades que nos representam individualmente como o CEAL”.

O ex-presidente do Crea-PR e Assessor da SETI – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Ricardo Rocha, citou as parcerias entre as entidades e órgãos como fator de relevância para o crescimento e atuação de todo o Sistema Profissional e lembrou ainda que “nesta sede existe um hub de inovação, local que para a SETI é uma excelente oportunidade de parcerias”. Falou também sobre compartilhar com as entidades o que o Conselho oferece como apoio, cursos e eventos, e que eles interajam sobre novas possibilidades.

Dalla Vecchia, diretor geral da Mútua-PR, declarou a honra de estar no evento e o compromisso da entidade em “incentivar e apoiar cada vez mais as entidades de classe”.

Programação

A manhã do primeiro dia foi marcada por um tema de fundamental importância para todos os líderes, mobilização digital e seu impacto, o uso adequado das redes sociais, estratégias, narrativas, alcance, engajamento e ainda atividades práticas, em palestra conduzida pelo especialista Ricardo Marcondes.

Na parte da tarde o tema foi Agenda Parlamentar 2024 com apresentação das Propostas de Projetos de Lei entregues em 2023 na ALEP e a situação de cada uma delas. Em grupos, foram debatidas novas propostas para serem trabalhadas este ano.

Encontro de lideranças

No segundo dia os grupos se reuniram para conversar sobre as pautas atuais de seus planos de trabalho: Colégio Estadual de Entidades de Classe e demais representantes, Colégio Estadual de Inspetores, Colégio Estadual de Instituições de Ensino, Comitês Empresariais e Diretoria/Coordenadores de Câmaras.

Na sequência aconteceu a Plenário dos Colegiados, que reuniu novamente todos os participantes do evento. Desta vez foi mostrado o resultado da ação de comunicação realizada com o grupo, destacando o grande alcance atingido. Neste momento foi explicado como funcionam os resultados, e lançado mais um desafio, desta vez com vídeo em formato reels.

Os participantes se engajaram bastante nas atividades propostas, entendendo as informações recebidas e as dinâmicas, além de trovarem experiências positivas.

No encerramento do evento, a vice-presidente do Crea-PR Eng. Civ. Margolaine Giachinni agradeceu pela participação de todos, “pelos ensinamentos e compartilhamentos, muito importante esse engajamento, precisamos divulgar as boas ações do Crea, das nossas entidades de classe e das instituições de ensino. Agradeço e convido a continuarem participando também das ações da Agenda Parlamentar. Precisamos desse momento para as nossas profissões, é a hora de atuar e mostrar o que é realmente necessário para ter uma sociedade mais igualitária, justa e com realizações técnicas, mostrando a importância das nossas profissões”.

*a notícia será atualizada com fotos

Texto: Débora Pereira – Jornalista Crea-PR

Imagens: Ane Rosa


Comentários

  1. Ricardo Vidinich says:

    Agenda Parlamentar é uma importante contribuição da instituição Crea-PR para a sociedade. Não só para construção de novas leis, mas também para a reforma das já existentes ou em tramitação. Parabéns!

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