Crea-PR intensifica oitivas e acelera processos éticos profissionais
25 de outubro de 2024, às 14h59 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Para agilizar a análise e julgamento de processos éticos, o Crea-PR intensificou as oitivas em um mutirão realizado entre os dias 21 e 25 de outubro. A ação mobilizou conselheiros e assessores em várias regiões do Paraná. A iniciativa é uma resposta à meta estabelecida no planejamento estratégico de 2024 para reduzir o tempo de tramitação de processos éticos, os quais atualmente somam mais de 800 casos em análise no Conselho.
A oitiva, momento essencial para o andamento de processos éticos, é uma etapa em que o Crea-PR oferece a oportunidade de ambas as partes – denunciante e denunciado – apresentarem suas argumentações. Essas audiências são conduzidas pela Comissão de Ética Profissional e realizadas nas sedes regionais do Conselho, localizadas em Curitiba, Londrina, Maringá, Apucarana e Ponta Grossa.
A ação dessa semana incluiu duas práticas inéditas no Conselho: pela primeira vez, duas equipes atenderam simultaneamente, cada uma em uma regional diferente, e ocorreram oitivas totalmente virtuais. Já o modelo online possibilitou que denunciantes e denunciados comparecessem à audiência de qualquer local, facilitando o acesso ao processo e garantindo que o número de oitivas atendidas fosse ampliado.
Ao todo, foram convocadas 65 pessoas envolvidas em processos éticos, representando um avanço significativo para atender à alta demanda dos processos em tramitação.
A intensificação das oitivas representa um avanço para o Crea-PR, permitindo um processamento mais ágil e eficiente dos casos de ética. Em uma visão mais ampla, ações como essa refletem o compromisso do Conselho com a responsabilidade profissional e com a transparência nas atividades de fiscalização e regulação. Para a sociedade, isso se traduz em confiança e respeito, uma vez que denúncias e reclamações éticas são tratadas com atenção e seriedade, promovendo um ambiente de maior credibilidade e respeito nas áreas de engenharia e agronomia.
A expectativa é que os processos tratados durante o mutirão sejam apresentados na próxima reunião da Comissão de Ética e encaminhados para as respectivas Câmaras Especializadas para julgamento até dezembro.
Comentários
Nenhum comentário.