Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/11/lancamento-do-programa-de-apoio-ao-servidor-publico-pasp-marca-avancos-para-profissionais-do-servico-publico-das-areas-das-engenharias-agronomia-e-geociencias-no-50o-epec/>.
Acesso em 14/01/2025 às 13h51.

Lançamento do Programa de Apoio ao Servidor Público – PASP no 50º EPEC

28 de novembro de 2024, às 14h08 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Durante o 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), realizado de 20 a 22 de novembro em Foz do Iguaçu, o Crea-PR oficializou o lançamento do Programa de Apoio ao Servidor Público (PASP). A iniciativa, que faz parte do Planejamento Estratégico do Crea-PR, foi apresentada como uma ferramenta para capacitação, valorização e fortalecimento dos profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências que atuam no setor público.

Durante a apresentação, Claudemir Marcos Prattes, gerente de Relações Institucionais do Crea-PR (DRI), destacou a relevância do programa: “Com o lançamento do Programa de Apoio ao Servidor Público o Crea-PR reafirma seu compromisso em fortalecer a atuação dos servidores municipais, estaduais e federais, oferecendo ferramentas e conhecimento que contribuem para a excelência na gestão pública e valorizam o papel essencial dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências no desenvolvimento de nossas cidades.”

 

Portal do Servidor: o novo hub de informações

O Portal do Servidor Público centraliza informações sobre o PASP e é voltado a atender engenheiros, agrônomos e geocientistas servidores públicos. Com o lançamento do portal, os usuários poderão encontrar, em um único local, informações relevantes sobre o programa, notícias para manterem-se atualizados e oportunidades de aprimoramento profissional, como ferramentas para gestão pública eficiente.

O Eng. Eletric. Edgar Matsuo Tsuzuki, gerente da Regional Londrina do Crea-PR e consultor das metas Criação do PASP e Criação do Portal do Servidor, destacou a importância dessa nova ferramenta: “Os servidores públicos terão acesso a uma série de conteúdos, produtos e serviços desenvolvidos pelo Crea-PR que serão fundamentais para aprimorar a gestão pública e fortalecer a capacitação profissional. Com o apoio contínuo do Programa e o Portal do Servidor, o Crea-PR reforça seu compromisso com o desenvolvimento e a valorização dos profissionais que atuam em prol da sociedade.”

Capacitação: fortalecendo profissionais e gestores públicos

O PASP oferece um amplo leque de oportunidades de atualização, como cursos, eventos técnicos e conteúdos especializados, todos acessíveis pelo novo portal. Para o Eng. Civ. Hélio Xavier, gerente da Regional Maringá e consultor da meta estratégica de Implantação do Programa de Qualificação para Profissionais Servidores Públicos, o programa representa um marco na valorização dos servidores públicos: “A qualificação profissional fortalece a percepção de valor dos gestores públicos diante dos benefícios diretos que os profissionais das Engenharias promovem através de seus trabalhos. A qualificação continuada é um movimento mundial que o Crea-PR proporciona para todos os profissionais servidores públicos!”

Cidades inteligentes: inovação na gestão urbana

Um dos destaques do portal é o conteúdo dedicado às cidades inteligentes, que integra conceitos e tecnologias voltados para transformar a gestão urbana e melhorar a qualidade de vida da população. O Eng. Agr. Eduardo Ramires, gerente da Regional Curitiba e consultor da meta, ressaltou o potencial estratégico da iniciativa: “Dentre as várias ações planejadas em atenção à iniciativa do Crea-PR de implementar roteiros focados no conceito de cidades inteligentes, identificamos a necessidade de organizar o assunto na forma de um portal temático que sirva como uma fonte de informações. Buscamos reunir os conteúdos mais relevantes como um ponto de partida para o lançamento, especialmente a fim de destacar os produtos que já temos por meio da Agenda Parlamentar, além da legislação aplicável e de alguns cursos. E esse portal será regularmente atualizado com foco nas principais oportunidades de capacitação profissional.”

Valorização profissional: reconhecimento e impacto social

No portal, também é possível conhecer o Prêmio de Inovação e Boas Práticas nos Municípios, que busca reconhecer iniciativas municipais que utilizam diretrizes de ESG e conceitos de cidades inteligentes. Segundo o Eng. Eletric. Thyago Giroldo Nalim, gerente da Regional Guarapuava e consultor da meta de valorização profissional, o prêmio destaca a importância de ações estruturadas para fortalecer os quadros técnicos municipais: “A defesa, promoção e valorização profissional são ações que nós estamos realizando para demonstrar à sociedade a importância do profissional e de uma estrutura mínima de profissionais nos quadros técnicos do município. O objetivo é trazer desenvolvimento e reverter esse conhecimento técnico em bem-estar para a prefeitura, o município e a população.”

O prêmio reconhece projetos inovadores que empregam conhecimentos técnicos em prol da gestão pública: “O objetivo é reconhecer e premiar iniciativas nos municípios que empreguem diretrizes de ESG e cidades inteligentes, ligadas às temáticas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Isso fortalece a conexão com os eixos do programa Agenda Parlamentar, destacando o papel estratégico dos profissionais no desenvolvimento local.”

Um marco no apoio aos servidores públicos

O lançamento do PASP reflete a estratégia do Crea-PR de fortalecer o desenvolvimento contínuo de seus profissionais. Além de proporcionar conhecimento técnico e gerencial, a iniciativa também reforça a integração entre os servidores públicos e as ferramentas essenciais para a construção de cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Com ações como esta, o Crea-PR demonstra seu papel proativo no apoio às demandas do setor público, contribuindo para a valorização dos profissionais que atuam em prol do bem-estar e do desenvolvimento das comunidades.

Acesse o Portal do Servidor Público e explore todas as oportunidades de capacitação, inovação e valorização disponíveis para fortalecer sua atuação no setor público.


Comentários

  1. Fabiano Fontolan says:

    Perfeito!! Só falta encaminhar. Anova lei do piso profissional onde o poder público seja obrigado à pagar os 8,5 salários profissionais aos profissionais que atual no serviço público em todas as esferas.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *