Regional Ponta Grossa dá início ao segundo ciclo de Governanças Cooperativas do Crea-PR de 2024
3 de dezembro de 2024, às 21h17 - Tempo de leitura aproximado: 9 minutos
![](https://www.crea-pr.org.br/ws/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Image-2024-12-03-at-19.44.42-4-847x635.jpeg)
Nesta terça-feira (03/12), Ponta Grossa sediou o primeiro encontro do segundo ciclo de Governanças Cooperativas de 2024 do Crea-PR. O evento marcou o início de uma série de encontros que, ao longo de dezembro, passarão pelas regionais: Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Londrina, Maringá, Apucarana e Curitiba. A Gerente da Regional de Ponta Grossa, Eng. Agr. Ana Paula Afinovicz, foi a anfitriã da abertura, recepcionando participantes de diferentes áreas do Sistema Confea/Crea e Mútua.
As Governanças Cooperativas são momentos estratégicos para apresentação de resultados, troca de experiências e debate de novas ideias. Esses encontros reúnem a presidência do Crea-PR, diretoria, equipe de gestão, assessoria, representantes de câmaras técnicas, inspetorias, Entidades de Classe e estudantes, fortalecendo o relacionamento entre todos os atores do Sistema.
Programa de Formação de Multiplicadores
Uma das novidades deste ciclo é a inclusão do Programa de Formação de Multiplicadores e Palestrantes do Sistema, que está alinhado às metas do Planejamento Estratégico do Crea-PR. O programa tem como objetivo capacitar pelo menos dois multiplicadores em cada regional, selecionados entre Inspetores, conselheiros e representantes de Entidades de Classe. Esses profissionais são preparados para atuar como palestrantes em temas relacionados à legislação profissional, representando o Crea-PR em instituições de ensino, associações, empresas e órgãos públicos.
O treinamento é conduzido pelo Superintendente do Crea-PR, Eng. Agr. Celso Roberto Ritter, e pela Analista Técnica do Departamento de Assessorias Técnicas (DAT), Eng. Mat. Gessica Dias Bazzi. A capacitação iniciou hoje em Ponta Grossa e ocorrerá em todas as etapas das Governanças, abrangendo todas as regionais do Estado.
Plenária dos Colegiados
Na abertura, a gerente do posto de atendimento da CredCrea em Ponta Grossa, Ana Claudia Laurindo Gonçalves, falou um pouco da cooperativa, que tem 20 aos de mercado e atende há 3 na cidade, citando alguns de seus principais produtos e benefícios aos cooperados. A unidade fica dentro da AEAPG.
O coordenador regional do Colégio de Instituições de Ensino, geógr. Márcio José Ornat, destacou que em sua época como acadêmico, “via uma falta de conexão do Sistema Profissional e do Sistema Acadêmico, e quando me envolvi no trabalho do Colégio de Instituições, vi como é importante existir essa conexão para o fortalecimento das nossas profissões e o fortalecimento dos cursos das nossas áreas”.
O coordenador regional do Colégio de Inspetores, eng. civ. Osmario Maia de Miranda Junior, relembrou o 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe, realizado pelo Crea há duas semanas, “onde conseguimos reunir todos os grupos envolvidos com o Crea, participando ativamente”. E complementa: “é muito gratificante estar aqui com vocês pela experiência que estamos adquirindo e com isso poder ajudar os profissionais”.
O diretor-geral da Mútua-PR, eng. eletric. Edson Luiz Dalla Vecchia, enfatizou a relevância das parcerias estabelecidas ao longo do ano. Segundo ele, a entidade, que é o braço assistencial do Sistema Confea/Crea, tem ampliado sua atuação para fortalecer a integração com profissionais e entidades de classe. “Estamos comprometidos em participar ativamente de todas as instâncias de governança do Sistema Profissional, colocando a Mútua à disposição de todos”, afirmou Dalla Vecchia.
Na ocasião, o diretor também apresentou a prestação de contas da gestão dos últimos três anos da Mútua no Paraná. O relatório detalhou ações estratégicas, resultados financeiros, e os avanços conquistados na oferta de benefícios aos associados, incluindo linhas de apoio financeiro, capacitação e outros serviços assistenciais. Dalla Vecchia destacou ainda que o fortalecimento das parcerias reflete diretamente na ampliação dos serviços oferecidos aos profissionais registrados no Crea-PR. “Nosso compromisso é continuar inovando para atender às demandas dos nossos associados, promovendo benefícios que agreguem valor às suas carreiras e vidas pessoais”.
O presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari, saudou todos os presentes e membros dos colegiados, “fundamentais para nos orientar em nossa trajetória no Conselho”. Ele afirma que os desafios são diários, “pois quando alcançamos uma meta, logo surge uma nova demanda igualmente importante”. Para ele, este tem sido um ano de muito trabalho à frente do Crea-PR, e destacou alguns pontos que considera essenciais para esse avanço.
50º EPEC e Inovações Tecnológicas
O Encontro Paranaense de Entidades de Classe, realizado em novembro em Foz do Iguaçu, foi uma conquista marcante. Um evento grandioso totalmente organizado pelo Crea-PR, “e já sabia de nossa capacidade, de nossa equipe e colegiados, e conseguimos realizar um excelente evento, com premiações e reconhecimentos importantes, com uma qualidade bastante visível, e todos os envolvidos demonstraram comprometimento e talento”.
Modernização tecnológica do Crea-PR
A área de Tecnologia da Informação (TI) do Crea-PR está passando por uma transformação significativa. “Após um acompanhamento e análise, ficou evidente que o conjunto de tecnologias utilizadas pelo Conselho precisava de uma atualização profunda para atender às demandas contemporâneas”, diz Ascari.
Para liderar esse processo, foi criada uma assessoria especializada, com foco na modernização da infraestrutura de TI. O trabalho já está em estágio avançado, com investimentos em novas contratações e melhorias que visam não apenas atualizar a linguagem e os sistemas, mas também posicionar o Crea-PR como referência em tecnologia no Sistema Confea/Crea.
“Nosso objetivo é oferecer uma plataforma moderna e segura, com soluções que estão entre as mais avançadas disponíveis no mercado. Onde houver tecnologia, o Crea-PR estará presente com a melhor infraestrutura, garantindo eficiência, segurança e agilidade nos processos”, destacou o presidente.
“O compromisso é levar inovação a todos os setores, seja nas Câmaras, na Plenária ou nos Departamentos do Crea-PR. Para isso também estamos firmando parcerias com hubs de inovação, como o Hotmilk da PUCPR (em Curitiba), o que pretendemos expandir para todas as regionais do estado. A ideia é criar um elo entre tecnologia, inovação e as engenharias, levando o melhor que temos a oferecer para a sociedade”, explica.
Premiação aos profissionais e estudantes
O reconhecimento aos profissionais e estudantes é de extrema importância para o nosso setor. “Os Prêmios do Crea-PR Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso e Projetos de Extensão Universitária incentivam a participação dos alunos em projetos e atividades que auxiliam seu preparo para o mercado de trabalho, tornando-os mais experientes e com vivência real no Sistema Profissional”.
Lançamento da Carteira Digital
Uma das grandes inovações deste ano foi o lançamento da carteira digital, válida em todo o território nacional como identidade funcional dos nossos profissionais. Essa ferramenta moderniza o processo e facilita o acesso e a validação das informações, proporcionando mais praticidade e segurança.
Programas e convênios
Entre as ações que o Crea-PR está envolvido, destaco o Programa Mais Engenharia, que visa fortalecer o setor e ampliar as oportunidades para os profissionais da área; o ProjeTek, um programa que atua como um escritório de projetos executivos de Engenharia e Arquitetura, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Além disso, o convênio do Sistema Confea/Crea e Mútua com a ABNT, que torna as normas acessíveis de forma gratuita para todos os profissionais.
“Estamos vivenciando um período de transformação, com o objetivo de alinhar as demandas dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências às soluções inovadoras disponíveis. Seguiremos avançando, confiantes de que, ao integrar conhecimento, tecnologia e inovação, conseguiremos proporcionar à sociedade o melhor trabalho do nosso Sistema Profissional”, finaliza o presidente.
Reconhecimento
Durante o evento foram entregues premiações de reconhecimento aos profissionais, acadêmicos, professores e entidades de classe da Regional Ponta Grossa que foram indicados e/ou vencedores em suas categorias neste ano. Presente no evento, a vice-presidente do Crea-PR, Margolaine Giacchini, acompanhou o presidente na entrega das homenagens.
Prêmios Destaque Profissional
Categoria Educador Destaque, indicados:
- Professora engenheira química Flávia Sayuri Arakawa
- Professor engenheiro mecânico Alexandre Maier Eurich
- Professor engenheiro agrônomo Altair Justino
- Professor engenheiro civil Marcos Rogério Széliga
Categoria Destaque Profissional, indicado:
- Engenheiro civil Donizete Chaves da Cruz
Categoria Carreira Destaque, indicado:
- Engenheiro civil Celso Augusto Sant’anna
Prêmio Crea da Qualidade – PCQ
- Certificado bronze de participação: Associação Dos Engenheiros De Telêmaco Borba – AETB
- Certificado ouro de participação: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa – AEAPG
- Entidade Destaque Regional Ponta Grossa: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa – AEAPG
- Entidade vencedora Critério Liderança: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa – AEAPG
Prêmio Melhores TCCs
- Modalidade florestal
Título: Análise dos inventários florestais de linhas de distribuição de alta tensão de energia elétrica elaborados no Estado do Paraná
Autor: Jorge Ricardo Camargo
Orientadores: Lincon Flávio Rondina e Luciana Leal
- Modalidade agrimensura
Título: Geotecnologias aplicadas ao planejamento urbano
Autor: Gabriel Rebonato
Orientadores: Márcio José Ornat e Andrea Tedesco
- Modalidade mecânica/metalúrgica
Título: Desenvolvimento de uma máquina CNC de usinagem por aplainamento
Autores: Mayckon Galvão da Silva e Rafael Deschk da Silva
Orientador: Alexandre Maier Eurich
Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária
- 3° lugar na modalidade química: Oportunize-se, venha ser UTFPR
Orientadora: Professora Juliana Teixeira de Abreu Pietrobelli
- 1° lugar na modalidade elétrica: Lixo eletrônico e os 3 R’s da sustentabilidade
Orientador: Professor Jeferson José Gomes
- 1° lugar na modalidade agrimensura: Formação de lideranças e empoderamento de mulheres através da construção de projetos de desenvolvimento urbano / regional de municípios com IDH baixo no Estado do Paraná, por meio da elaboração/revisão de seus planos diretores participativos
Orientador: Professor geógrafo Marcio José Ornat
Próximos encontros
Após o evento em Ponta Grossa, a agenda das Governanças Cooperativas segue intensa, com encontros programados para as outras sete regionais do Paraná, promovendo a integração e a construção coletiva de soluções para os desafios do Sistema.
Crea-PR reforça parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa em encontro com a prefeita Elizabeth Schmidt
O presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari, durante este dia na cidade de Ponta Grossa, reuniu-se com a prefeita reeleita, Elizabeth Schmidt, para reforçar e fortalecer a colaboração entre o Conselho e a administração municipal. No encontro, Ascari destacou a importância de oferecer suporte técnico em áreas estratégicas e reafirmou o compromisso do Crea-PR com o desenvolvimento local.
A prefeita Elizabeth Schmidt ressaltou a relevância da parceria, destacando que o apoio técnico do Crea-PR pode contribuir muito para o planejamento e execução de projetos que beneficiam a população. Ascari também apresentou iniciativas comoo Programa de Apoio ao Servidor Público, que auxilia no preparo dos profissionais do Sistema para atuar no setor público, ampliando sua contribuição para o avanço das cidades.
Esse diálogo reafirma o papel do Crea-PR como aliado estratégico no desenvolvimento sustentável e na implementação de políticas públicas de qualidade.
Comentários
Nenhum comentário.