Segunda semana de Governanças Cooperativas inicia pela Regional Pato Branco do Crea-PR
9 de dezembro de 2024, às 23h32 - Tempo de leitura aproximado: 9 minutos
Nesta segunda-feira (09/12), a cidade de Pato Branco sediou a primeira Governança Cooperativa da semana, dessa segunda fase do ciclo de 2024, promovido pelo Crea-PR. No Centro Universitário de Pato Branco – Unidep, o evento reuniu lideranças regionais, representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, além de profissionais e membros do CreaJr-PR, para fortalecer conexões, compartilhar avanços e alinhar estratégias para o futuro.
Crea-PR realiza quinto encontro do Programa de Formação de Multiplicadores
Durante a etapa de Pato Branco, aconteceu o quinto encontro do Programa de Formação de Multiplicadores e Palestrantes do Sistema. Esse programa visa capacitar profissionais como porta-vozes do Crea-PR, aptos a levar conhecimentos sobre legislação profissional e outros temas relevantes a diversos públicos. A formação foi conduzida pelo gerente regional, eng. civ. Diogo Artur Tocacelli Colella, que explicou a relevância dos temas e como esses multiplicadores têm apoio do Crea para acessar o conteúdo necessário quando precisarem representar a instituição.
Segundo o superintendente do Crea-PR, eng. agr. Celso Roberto Ritter, que também tem conduzido o treinamento, o programa tem sido muito bem recebido pelos inspetores, que, embora não sejam o único público, representam a maioria: “eles estão recebendo embasamento teórico e técnico, adquirindo mais bagagem para desempenharem, cada vez melhor, suas funções. Como consequência, o Conselho consegue informar os profissionais, a academia e toda a sociedade sobre as competências do Crea-PR e suas responsabilidades. A sociedade também se beneficia, pois fica mais informada sobre o que o Crea-PR pode ou não auxiliar. Quando o cidadão busca a solução de seu problema no lugar certo, ele resolve com muito mais agilidade”, afirmou.
Plenária dos Colegiados com presença do prefeito eleito Geri Natalino Dutra
A mesa diretiva do evento contou com a presença de importantes lideranças e representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, além de autoridades locais. Entre os participantes estavam o presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari, o prefeito eleito do município, Geri Natalino Dutra, a reitora do Unidep, eng. agr. Ornella Bertuol, o diretor-geral da Mútua-PR, eng. eletric. Edson Luiz Dalla Vecchia, o coordenador regional do Colégio de Entidades de Classe (CDER), eng. quím. William Cesar Pollônio Machado, o coordenador regional do Colégio de Inspetores (CDIN), eng. mec. seg. trab. Cesar Rubert, o coordenador estadual do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), eng. agr. Almir Antônio Gnoatto, e a acadêmica de Engenharia Química da UTFPR Francisco Beltrão, coordenadora da Comissão Regional do CreaJr, Jeanne de Baldi.
Esteve presente também o diretor administrativo da Mútua-PR, eng. civ. Ronald Peixoto Drabik e o eng. agr. Vicente Michaliszyn, anunciado como novo secretário municipal de Meio Ambiente, que assumirá a pasta em 2025. Conforme explica o presidente Ascari, “essa conquista é reflexo do trabalho contínuo do Crea-PR em busca da valorização dos profissionais, que vem sendo feito por meio da Agenda Parlamentar”.
Ele expressou motivação ao receber o prefeito eleito e ressaltou a relevância da colaboração entre o Conselho e o setor público: “é nosso dever aplicar nosso conhecimento em benefício da sociedade. Apoiar as prefeituras em tudo o que estiver ao nosso alcance é fundamental”, declarou. Ascari também destacou o Portal do Servidor Público, uma iniciativa recente do Crea-PR destinada a capacitar e orientar os profissionais do Sistema que atuam no setor público. Além disso, enfatizou o programa Mais Engenharia, afirmando: “não conheço uma cidade com uma engenharia bem estruturada que não prospere, o que reforça nossa responsabilidade”.
Presidente do Crea-PR destaca avanços e reconhecimentos durante evento em Pato Branco
Durante o encontro realizado em Pato Branco, o presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, fez um balanço sobre as conquistas e iniciativas realizadas pelo Conselho ao longo do ano. Em sua fala, Ascari destacou a grandiosidade do 50º Encontro Paranaense das Entidades de Classe (EPEC), realizado em novembro, e ressaltou os avanços tecnológicos promovidos pelo Crea-PR, incluindo a modernização da área de Tecnologia da Informação (TI) e a criação da carteira digital. “A carteira digital é uma realidade que facilita o dia a dia dos nossos profissionais, garantindo praticidade e segurança no acesso e validação das informações em todo o território nacional”, afirmou.
Ele destacou a importância das conexões que o Conselho está estabelecendo com hubs de inovação, fundamentais para o desenvolvimento das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências: “o Crea-PR tem investido fortemente nesse tipo de parceria, pois sabemos que a inovação é um pilar essencial para o futuro da nossa profissão. A colaboração com esses hubs não só permite que nossos profissionais estejam sempre atualizados com as mais recentes tendências tecnológicas, mas também possibilita atender aos profissionais, às instituições e à sociedade com excelência”.
Certificações e prêmios
Durante a cerimônia nesta segunda, foram entregues os certificados e prêmios aos indicados e vencedores de diversas categorias, reconhecendo profissionais, entidades e trabalhos acadêmicos de destaque. Acompanharam o presidente nestas entregas o diretor-secretário eng. eletric. Ricardo Bertoncello e diretor-administrativo eng. agr. Orley Jayr Lopes.
A entrega dos certificados do Prêmio Crea-PR da Qualidade (PCQ), destacando as entidades da Regional Pato Branco que participaram do 17º ciclo foi para as seguintes entidades.
- Categoria Bronze: O certificado foi recebido pelo eng. amb. Gabriel Gustavo Galon, presidente da Associação Sudoeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais – Aspea.
- Categoria Prata: O certificado foi recebido pelo eng. ftal., Matheus Eduardo Heberle Nichetti, presidente da Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná – Aefos.
- Categoria Prata: O certificado foi recebido pela eng. agr., Lilian Furlan, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão – AEA-FB.
- Categoria Ouro: O certificado foi recebido pelo eng. quím., William Cezar Pollônio Machado, presidente da Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco – AREA-PB.
- Categoria Ouro: O certificado foi recebido pela eng. civ., Barbara Meurer, presidente da Associação dos Engenheiros de Palmas – AEP.
- Categoria Ouro: O certificado foi recebido pelo eng. civ., Vinícius Perin, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná – Sudenge.
- Categoria Ouro: O certificado foi recebido pelo eng. agr., Edson Roberto Silveira, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco – AEA-PB.
O troféu de Entidade Destaque Regional de Pato Branco foi concedido à AREA-PB, representada por seu presidente eng. quím., William Cezar Pollônio Machado.
No Destaque Estadual por Critério, foram:
- Critério comunicação: Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná – Sudenge, representada pelo presidente eng. civ. Vinícius Perin.
- Critério ética profissional: Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco – AEA-PB, representada pelo presidente Edson Roberto Silveira.
As entidades de classe da regional Pato Branco se destacaram nas suas respectivas categorias:
- Categoria pequenas entidades de classe: 2º lugar, Associação dos Engenheiros de Palmas
- Categoria médias entidades: 2º lugar, Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná, e 1º lugar, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco
Os troféus foram entregues na cerimônia do 17º PCQ, durante o 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe.
Na sequência, foi realizada a entrega aos vencedores do Prêmio Melhores TCCs.
- 3ª colocado na Modalidade Elétrica: “Implementação do algoritmo TFM em uma unidade de processamento gráfico utilizando bibliotecas CUDA” apresentado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Pato Branco.
Autor: Andre Peres Galera
Orientador: Giovanni Alfredo Guarneri - 1ª colocado na Modalidade Agrimensura: “Fragilidade ambiental na bacia hidrográfica do rio Lonqueador em Marmeleiro e Francisco Beltrão, Paraná: reflexões para o planejamento ambiental”
Autora: Maiara Schilling Flamett
Orientadora: Elaiz Aparecida Mensch Buffon
Certificados de homenagem aos profissionais da regional Pato Branco que participaram da ação social do Crea-PR em apoio ao Rio Grande do Sul por ocasião das ações pós-enchentes ocorridas em 2024.
Dos treze profissionais de nossa comitiva, cinco têm sua origem no sudoeste paranaense. Aos profissionais, nosso reconhecimento pelo trabalho, e neste momento entregaremos os devidos certificados de reconhecimento do Crea-PR:
- Engenheira civil Regina De Toni
- Engenheiro civil Cristian Schwarz
- Engenheiro mecânico Bruno Felipe Auler
- Engenheiro civil Athenágoras Felippe Cumiotto Velasques
- Engenheiro civil Luiz Carlos Ferreira da Silva
A cerimônia destacou o compromisso do Crea-PR com a valorização da engenharia, agronomia e geociências, reconhecendo os esforços dos profissionais, entidades e acadêmicos em prol do desenvolvimento sustentável e inovador.
Parceria entre Crea-PR e Mútua fortalece profissionais com benefícios e suporte assistencial
Os diterores presentes da destacaram a importância da parceria entre o Crea-PR e a Mútua na valorização dos profissionais das áreas da engenharia, agronomia e geociências. Eles ressaltaram o papel fundamental da Mútua como braço assistencial do Sistema Confea/Crea, oferecendo suporte financeiro e social aos seus associados, por meio de benefícios que promovem não apenas o desenvolvimento profissional, mas também o bem-estar pessoal.
Entregas do Planejamento Estratégico
O presidente Clodomir Ascari encerrou a reunião convidando todos a assistirem um vídeo sobre as entregas do Planejamento Estratégico neste ano.
As entidades de classe Sudenge e AEAPB receberam Certificado na Categoria “OURO” no 17o. PCQ, e não Prata, como está escrito no texto acima.
“Categoria Prata: O certificado foi recebido pelo eng. civ., Vinícius Perin, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná – Sudenge.
Categoria Prata: O certificado foi recebido pelo eng. agr., Edson Roberto Silveira, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco – AEA-PB.”
Olá, Edson, bom dia!
Agradecemos pelos apontamento realizado e informamos que a matéria já foi atualizada.