Câmara Especializada em Engenharia Florestal fecha primeiro ano de atividades
6 de janeiro de 2025, às 11h41 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
A Câmara Especializada em Engenharia Florestal (CEEF) do CREA-PR foi criada em agosto de 2023, na sessão Plenária 1010/2023. Foi efetivamente instalada em 23 de janeiro de 2024, fechando neste mês de dezembro o primeiro ano de trabalho.
A CEEF atualmente é composta por 10 conselheiros, sendo 5 titulares e seus respectivos suplentes, representantes de entidades de classe e de instituições de ensino florestal do Paraná. As entidades de classe da Engenharia Florestais do Paraná são a APEF (Associação Paranaense de Engenheiros Florestais), AEFLOR (Associação dos Engenheiros Florestais do Centro Sul do Paraná), AEFOS (Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná), ASPEF (Associação Sul-paranaense de Engenheiros Florestais) e ANPEF (Associação Norte-pioneiro de Engenheiros Florestais). Os cursos de graduação em Engenharia Florestal estão localizados na UFPR (Curitiba), UTFPR (Dois Vizinhos), UNICENTRO (Irati) e FAJAR (Jaguariaíva). Os conselheiros atuaram de forma brilhante durante o ano de 2024, mostrando a importância e a assertividade do CREA-PR na criação da CEEF. Para 2025, mais dois conselheiros farão parte da CEEF.
Conforme dados do CREA-PR, durante o ano de 2024, ocorreu um crescimento de 29,6% do número de registros de profissionais da Engenharia Florestal, passando de 1608 para 2084 profissionais. Tal fato demonstra a importância e a ampliação da percepção de representatividade da profissão, segundo o Coordenador da CEEF, Engenheiro Florestal Eleandro Brun.
Foram alcançadas 252 fiscalizações de atividades profissionais na área florestal, número infinitamente superior aos anos anteriores. Para apoiar esse processo, foram aprovados os mandatos de 21 novos inspetores regionais, que iniciaram suas ações neste ano. Os inspetores têm um papel fundamental no apoio à fiscalização e diversas outras atividades representativas dentro da região de abrangência da sua inspetoria.
Ainda, neste ano de 2024, os conselheiros analisaram e tomaram decisões sobre cerca de 300 processos e protocolos, em interação com diversos setores da sociedade, como com os cursos de Engenharia Florestal do estado, com os profissionais e suas entidades de classe, empresas da área, entre outros.
Para o Coordenador da CEEF, Engenheiro Florestal Eleandro Brun, “o trabalho realizado em 2024 coloca a importância da câmara e, acima de tudo, da profissão de Engenharia Florestal no estado do Paraná”. Segundo dados publicados recentemente (2024) no Estudo Setorial da APRE (Associação Paranaense de Empresas Florestais), o estado conta com uma forte economia ligada ao setor florestal, com mais de 1,17 milhão de hectares de florestas plantadas, com quase 6 mil empresas registradas, gerando 110 mil empregos e 4,8 bilhões de valor bruto da produção. Além disso, tem cerca de 29% de sua superfície coberta com florestas nativas (Serviço Florestal Brasileiro, 2018) e um exemplar trabalho ligado às florestas urbanas, com 07 das 34 cidades brasileiras premiadas com o Título de “Tree Cities of World” (https://treecitiesoftheworld.org/), devido ao exemplar trabalho destas cidades com as florestas urbanas. Além de tudo isso, são diversas outras atividades que também são desempenhadas pelas Engenheiras e Engenheiros Florestais no estado, tais como o paisagismo, licenciamento ambiental e florestal, mapeamento e georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, ações voltadas à fitossanidade da floresta e sistemas agroflorestais, à colheita, processamento e industrialização de produtos florestais madeireiros e não madeireiros, à gestão de unidades de conservação, ao ensino, pesquisa e extensão e assistência técnica florestal.
São vários os pontos de apoio da CEEF no estado do Paraná, além dos inspetores, conselheiros e servidores do CREA-PR, que são as cinco entidades de classe e os quatro cursos de Engenharia Florestal. As entidades APEF, AEFLOR, AEFOS, ASPEF e ANPEF, além dos cursos de formação de profissionais da área na UFPR (Curitiba), UTFPR (Dois Vizinhos), UNICENTRO (Irati) e FAJAR (Jaguariaíva). Segundo o coordenador da CEEF, “todos esses atores são de fundamental importância para o crescimento contínuo da participação da profissão junto à sociedade, no atendimento das demandas que forem de sua atribuição.
Para 2025, a CEEF, as entidades de classe, os cursos de Engenharia Florestal e todos os demais parceiros do estado tem planejados grandes desafios, os quais passam pela ampliação da divulgação e valorização da profissão e, junto com o CREA-PR, a ampliação da fiscalização orientativa nas diversas atividades ligadas às suas atribuições. Todas essas ações serão de grande importância para que a sociedade paranaense tenha uma ampliação dos serviços, produtos e obras florestais com base sustentável e de qualidade.
Texto de Eleandro José Brun – Coordenador da CEEF
Parabéns a todos que participaram e participam deste processo de valorização de nossa nobre profissão. O próximo passo é lutar pela ampliação das habilitações ligadas à engenharia, considerando que existem outros profissionais (ligados às engenharias) que estão sombreando a Engenharia Florestal, muitas vezes sem o conhecimento necessário. Enquanto isso, alguns florestais que dominam outros conhecimentos ficam amarrados para apresentar projetos ambientais pela insistência em nos colocarem como conhecedores somente das questões bióticas, em detrimento do vasto conhecimento no meio físico que alguns de nós detém.
PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS e que muitos outros venham a participar e enaltecer as questões da Engenharia Florestal no CREA/PR.
Estou muito orgulhoso desta CEEF…
Grande conquista, um avanço na Engenharia Florestal. Parabéns a todos os envolvidos nossos Conselheiros no Crea-Pr e a toda as diretorias das Associações!
Lembro das dificuldades quando era o único Conselheiro em uma Câmara de agronomia.
Desejo muito sucesso a todos!
Parabéns pra vcs ,,trabalho sério e de muita responsabilidade. Sou de canoinhas, SC. Meu noivo é engenheiro florestal,,,é eu sei como td isso, é muito importante.