Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2025/02/12o-cep-crea-pr-define-calendario-das-reunioes-preparatorias-e-convida-profissionais-para-contribuir-com-o-futuro-da-engenharia/>.
Acesso em 15/03/2025 às 05h22.

12º CEP: Crea-PR define calendário das reuniões preparatórias e convida profissionais para contribuir com o futuro da engenharia

7 de fevereiro de 2025, às 16h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Comissão Organizadora Regional do 12º Congresso Estadual de Profissionais.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) está em plena organização do 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que ocorrerá de 23 a 25 de julho de 2025, em Foz do Iguaçu. Este evento é uma etapa preparatória para o 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), promovido a cada três anos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que será realizado em outubro.

Nesta semana, a Comissão Organizadora Regional (COR12CEP) reuniu-se para definir o calendário das Reuniões Preparatórias de Inspetoria (RPIs) e das Reuniões Preparatórias Regionais (RPRs). As RPIs ocorrerão entre fevereiro e março de 2025, abrangendo as 35 inspetorias do Crea-PR. Já as RPRs estão programadas para maio de 2025, contemplando as oito regionais do Conselho.

O 12º CEP tem como tema central ‘Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades’ e as propostas devem abordar os seguintes eixos temáticos:

  • Acessibilidade e Mobilidade Urbana;
  • Saneamento Básico: tratamento e distribuição da água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos;
  • Engenharia Pública: reurbanização, moradia e tecnologia social;
  • Qualidade Ambiental: áreas verdes urbanas, emissão de CO2, focos de calo, índice de vulnerabilidade climática dos municípios e supressão da vegetação primária e secundária;
  • Desenvolvimento Sustentável Energético para os Municípios: energia acessível e limpa.

As RPIs visam apresentar esses eixos temáticos e discutir assuntos relacionados, permitindo que os profissionais proponham melhorias em processos, procedimentos e normativas. As sugestões serão debatidas, e as propostas registradas e priorizadas nas RPRs, com a selecão das mais relevantes para discussão no 12º CEP. Durante o Congresso Estadual, serão escolhidas duas propostas por eixo temático para serem encaminhadas ao 12º CNP.

O regulamento completo do 12º CEP está disponível no site e detalha as normas para as reuniões preparatórias, critérios para eleição de delegados e procedimentos para submissão de propostas.

O Crea-PR convida todos os profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências a participarem ativamente das RPIs e RPRs. Sua contribuição é fundamental para o fortalecimento e aprimoramento das práticas profissionais, visando ao desenvolvimento sustentável das cidades paranaenses.

Para mais informações sobre o 12º CEP, incluindo o calendário das reuniões preparatórias e acesso ao regulamento, visite o site oficial do evento: https://www.crea-pr.org.br/ws/cep/12cep/.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *