Governança Cooperativa do Crea-PR marca a programação do Show Rural
11 de fevereiro de 2025, às 16h57 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Dando continuidade à intensa programação do Show Rural Coopavel, a terça-feira (11) foi marcada pela realização da Governança Cooperativa do Crea-PR – Regional Cascavel, no estande do Conselho. O encontro reuniu representantes de entidades de classe, instituições de ensino, inspetores, membros do CreaJr-PR e autoridades locais para troca de experiências e definição de estratégias futuras.
Entre os destaques do dia estiveram as reuniões do Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER), do Colégio de Inspetores (CDIN) e da Comissão Acadêmica Regional (CAR), além da Plenária dos Colegiados.
Debates e Eleições
No Colégio de Entidades de Classe, foram abordadas questões como captação de recursos pelas associações, novas resoluções sobre registro de entidades, o calendário de eventos de 2025 e a eleição dos novos coordenadores.
O Colégio de Inspetores apresentou resultados da fiscalização em 2024, discutiu desafios para 2025 e lançou a trilha de conhecimento. Também foram realizadas eleições para inspetores-chefes e coordenação do CDIN: eng. eletric. Katia Zielasko e coordenador-adjunto eng. amb. Tiago Oliveira dos Santos; inspetores chefes: eng. mec. Rogerio Luiz Ludgero (Cascavel); eng. amb. Tiago Oliveira dos Santos (Foz do Iguaçu); eng. seg. trab. Mireli Vanessa Fuck Rauber Adachi (Marechal Cândido Rondon); eng. mec. Darlen Borges Coutinho (Medianeira).
Na Comissão Acadêmica Regional, membros do CreaJr-PR discutiram a inclusão de novos dirigentes e a execução da pauta mínima da gestão. Dirigiram a reunião a coordenadora Maria Eduarda Turmina e o coordenador-adjunto Lucas Michel Duarte Cabral. Também estava presente a coordenadora estadual do Programa, acadêmica Jeanne de Baldi.
A Plenária dos Colegiados, que contou com a presença do presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Luiz Ascari, e de outras lideranças do sistema Confea/Crea e Mútua, abordou temas como cidades inteligentes e carbono zero, a reformulação da Lei 5.194/1966 (PL 1024), e a apresentação dos resultados da fiscalização no Show Rural.
Durante sua participação, o presidente do Crea-PR destacou a importância da estruturação de projetos técnicos para captação de recursos. Ele enfatizou o convênio que disponibilizará 50 vagas para residência técnica em municípios do Paraná, oferecendo equipamentos de última geração e acesso à tecnologia BIM, o Programa Mais Engenharia. “Criaremos um banco de projetos sem direito autoral, permitindo a multiplicação de soluções para outras cidades”, afirmou.
Outro ponto destacado foi a necessidade de padronização do registro profissional ao nível nacional. “Hoje, cada estado tem regras diferentes, o que dificulta a mobilidade profissional. Precisamos de coragem e determinação para unificar esse sistema”, reforçou Ascari.
Representatividade
O evento contou com a presença de diversos representantes do Crea-PR, incluindo a eng. civ. Thaís Escobar, a eng. seg. trab. Mireli Vanessa Fuck Rauber Adachi e a téc. seg. trab. Cláudia Machado Loureiro Fockink, que fazem parte também do Comitê Mulheres do Crea-PR; e os engenheiros Cristiano Goulart e Jackeline Tatiane Gotardo, pelo Colégio de Instituições de Ensino (CIE).
Programação
O dia foi bastante movimentado para os representantes do Crea-PR. O presidente iniciou com uma entrevista para a Rede Massa, onde esteve com o secretário estadual de Planejamento, Guto Silva. Depois participou da Governança e da gravação do PodCrêa com o diretor do Crea-PR, Carlos Alberto Bueno Rego sobre Qualidade do Ar.
Pela tarde, acompanhado de diretores e demais representantes e lideranças, realizou a visita aos estandes no Show Rural, falando dos projetos e programas do Crea-PR, divulgando e estreitando o relacionamento com as demais instituições e empresas envolvidas na área do agronegócio. Nestas visitas, reuniram-se com a coordenação do Show Rural, com a presença do Rogério Rizzardi, com o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, com o secretário estadual de Turismo, Mácrio Nunes, com um grupo de representantes da Embrapa e com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O Show Rural Coopavel segue até sexta-feira, reunindo profissionais e autoridades para discutir o futuro da engenharia, agronomia e geociências no Brasil.
O destaque desta quarta (12) será o VI Encontro Paranaense de Entidades de Agronomia com a posse da Diretoria Executiva da FEAPR – Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná. Além disso, ocorrerá a gravação de podcasts com importante lideranças como os deputados estaduais Pedro Luppion e Fábio de Oliveira, o presidente Vinícius do Confea e um encontro com o prefeito de Cascavel, Renato Silva.
Acompanhe em nossas redes sociais. Veja abaixo as fotos do dia.
Comentários
Nenhum comentário.