Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2025/09/cecon-visita-tce-pr-para-tratar-de-obras-paralisadas/>.
Acesso em 30/10/2026 às 09h20.
Imprimir conteúdo

CECON visita TCE-PR para tratar de obras paralisadas

30 de setembro de 2025, às 9h26 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Comitê Empresarial da Construção do Crea-PR – CECON esteve em visita ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE-PR, em Curitiba, para dialogar sobre a situação das obras públicas paralisadas no Estado, especialmente após a vigência da nova Lei de Licitações. A comitiva foi recebida pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares, e pelo assessor Paulo Daschevi.

O objetivo foi solicitar oficialmente informações sobre obras interrompidas e abrir um canal de diálogo que permita compreender as causas da paralisação, muitas vezes relacionadas ao modelo de concorrência eletrônica.

Segundo o coordenador do comitê, Eng. Civ. José Luiz Parzianelo, o encontro foi fundamental para esclarecer pontos sobre os processos de licitação. “Saber das obras paralisadas, principalmente pelo regime de concorrência eletrônica, foi o nosso foco. Hoje, muitas licitações são feitas apenas com base no menor preço, sem análise prévia da capacidade técnica e operacional da empresa”, afirmou. Ele acrescentou que a intermediação do Crea-PR fortaleceu o diálogo: “A visita ajudou na abertura das portas do TCE. O presidente Ivens Linhares demonstrou grande preocupação com o tema e colocou sua equipe à disposição para buscar soluções.”

Para o empresário Eng. Civ. João Guido Campelo, a receptividade foi positiva e reforçou a importância de iniciativas como essa. “O objetivo foi solicitar informações sobre obras paralisadas desde a nova lei de licitações, para embasar informações à Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC. O TCE concordou com a solicitação e vai buscar os dados para nos transmitir. A visita mostrou que ações como essas podem dar soluções às demandas do setor. Fomos muito bem recebidos e sentimos total identificação e sinergia com o tribunal.”

O assessor de Relações Parlamentares e Empresariais do Crea-PR, Eng. Civ. Euclesio Manoel Finatti, destacou o caráter estratégico do encontro. “Levamos um ofício pedindo a relação de obras paradas. Empresários de todo o país estão buscando informações semelhantes junto aos tribunais de contas para construir um diagnóstico nacional. Não obtivemos os dados de imediato, mas abrimos um canal de diálogo muito importante. Assim que o TCE tiver as informações, vai nos repassar”, explicou. Ele completou afirmando que a conversa foi direta e produtiva: “Foi importante porque conseguimos aproximar os presidentes das entidades do setor produtivo do presidente do TCE. Encontramos nele uma pessoa sensível ao tema, que reconheceu que as obras paralisadas são de fato uma das grandes preocupações dele.”

Sobre o CECON

O Comitê Empresarial da Construção do Crea-PR (CECON) reúne representantes do Conselho e de entidades empresariais da construção civil. Criado para aproximar a classe empresarial do Crea-PR, o comitê promove debates, troca de informações e busca de soluções para desafios que impactam empresas e profissionais do setor. O grupo realiza reuniões periódicas, onde são discutidas legislações e propostas, em constante intercâmbio com entidades de classe que integram sua composição.


Comentários

  1. Fernando Afonso Gaissler Moreira says:

    Muito adequada e de fundamental importância ao setor , visto que apesar de terem todo respaldo legal pela 14.133, e pelo decreto 10.086 , nos parece que a maioria de nossos administradores públicos ainda não perceberam a quantidade de recursos públicos estão sendo muito mal investidos , ou sequer são investidos , com a quantidade de obras paralisadas, ou mal executadas .

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *