Crea-PR promove Seminário de Acessibilidade em Cascavel para ampliar debate sobre inclusão
12 de setembro de 2025, às 14h35 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), por meio de sua Comissão de Acessibilidade, realizou no dia 9 de setembro, no auditório da FAG – Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, a segunda edição de 2025 do Seminário de Acessibilidade. O evento reuniu profissionais de diversas áreas, representantes de entidades e sociedade civil para discutir soluções que promovam ambientes mais inclusivos em Cascavel e na região.
A abertura contou com a presença da Eng. Civ. Débora Felter, representando o Reitor da FAG; do Eng. Civ. Ronald Drabik, representando o Diretor Geral da Mútua Paraná; da Eng. Eletric. Luana Veber, representando o Presidente do Crea-PR; e do Eng. Civ. Nivaldo Barbosa de Lima, Coordenador da Comissão de Acessibilidade do Conselho.
A programação foi marcada por palestras e depoimentos que trouxeram diferentes perspectivas sobre os desafios da acessibilidade. O Eng. Civ. Vinícius Boza, presidente do Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), falou sobre a situação das calçadas do município e sua importância para a mobilidade urbana. A advogada Clicélia Coutinho, integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade de Cascavel, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela entidade e os desafios enfrentados para implementar melhorias. Já a professora Eliana Schell Kowaleski, da Divisão de Educação Especial da Prefeitura de Cascavel, abordou a temática do autismo e o trabalho realizado na rede municipal de ensino. Por fim, a presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel (ADEFICA), Adília Celi Barros, relatou as dificuldades enfrentadas pelos membros da entidade para circulação e acesso em diferentes pontos da cidade.
Esta foi a segunda edição do Seminário de Acessibilidade promovida pelo Crea-PR em 2025. Segundo o coordenador da Comissão, Eng. Civ. Nivaldo Barbosa de Lima, a descentralização dos encontros amplia o alcance da iniciativa: “Com relação a termos duas edições do seminário, a abrangência é muito maior, pois levamos o tema da acessibilidade para diferentes regionais do Paraná. Neste ano tivemos a edição em Londrina, que reuniu profissionais de toda a região, e agora em Cascavel, envolvendo as cidades da regional. Isso aproxima o setor público, o setor privado e, principalmente, os profissionais, que precisam ter um olhar atento sobre a importância da acessibilidade, pois ela está diretamente ligada ao direito de ir e vir de todas as pessoas, independentemente de suas condições de mobilidade. Tivemos cerca de 200 participantes em Cascavel, com palestras de excelente qualidade. Foi um sucesso e reforça a importância de descentralizar, valorizando as regionais e os profissionais locais”, destacou.
De acordo com os organizadores, o Seminário foi uma oportunidade para sensibilizar profissionais, gestores públicos e a sociedade sobre a importância de incluir a acessibilidade em todas as etapas de projetos, políticas públicas e serviços. O encontro também reforçou o compromisso do Crea-PR em promover espaços de diálogo e troca de experiências que contribuam para a construção de cidades mais inclusivas.










































































































































































Consultas Públicas
Comentários
Nenhum comentário.