Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2025/10/engenharia-e-gestao-publica-boas-praticas-e-parcerias/>.
Acesso em 31/10/2026 às 20h32.
Imprimir conteúdo

Engenharia e gestão pública: boas práticas e parcerias

8 de outubro de 2025, às 15h42 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Fortalecer a interlocução entre os setores público e privado foi o mote do segundo painel do CNN Talks, na 80ª Soea, que abordou o tema “Engenharia e gestão pública: como construir caminhos para a valorização dos profissionais”.

O prefeito de Vitória (ES), Lorenzo Pazolini, apresentou exemplos práticos de como o trabalho de engenheiros, agrônomos e geocientistas tem contribuído para entregar grandes projetos e melhorar a qualidade de vida da população. “Vitória é a primeira colocada entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil”, informou.

A capital capixaba conquistou o topo do Ranking Connected Smart Cities (CSC) 2025, premiação que reconhece ações inovadoras que impulsionam os municípios rumo ao conceito de cidade inteligente. Com nota 61,27, Vitória superou Florianópolis (SC), Niterói (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), respectivamente, após ocupar o segundo lugar em 2024. Além disso, garantiu o 1º lugar na Região Sudeste e entre as cidades com menos de 500 mil habitantes. A cidade também foi destaque no Reconhecimento Banco do Brasil – Experiência do Cidadão (Sudeste), que valoriza administrações focadas em colocar a população no centro das políticas públicas, assegurando serviços mais eficientes e acessíveis.

Lorenzo Pazolini

Outro exemplo de integração entre engenharia e gestão pública foi apresentado por Fábio Oliveira, engenheiro civil e presidente da Frente Parlamentar de Engenharia e Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O deputado ressaltou a parceria entre o Crea-PR e a Alep como um modelo de colaboração técnica voltado ao progresso. “Quando eu assumi o mandato, recebi do Crea-PR mais de 25 sugestões de projetos de lei relacionadas à área tecnológica. Hoje, 15 projetos da área estão tramitando, como o de fiscalização corretiva de edificações, o de incentivo para construção de obras que reduzem emissão de carbono e o de reorganização de fios de alta tensão”, comentou.

Fábio Oliveira

Firmado em março deste ano, o Acordo de Cooperação Técnica entre o Crea-PR e a Alep consolidou essa parceria. O objetivo é embasar tecnicamente as decisões políticas, por meio da troca de informações, desenvolvimento de estudos e ações conjuntas para subsidiar projetos de lei e políticas públicas nas áreas de engenharia, agronomia e geociências. Entre as novas frentes de trabalho está a fiscalização das concessões rodoviárias. Para contribuir com esse processo, o Crea-PR, em parceria com a Alep, desenvolveu um canal que permite aos cidadãos reportar irregularidades, fortalecendo o controle social sobre as rodovias.

O painel também abordou os desafios das mulheres na gestão pública, especialmente em áreas historicamente masculinas. A engenheira civil Camila Scucato, primeira mulher a ocupar o cargo de secretária de Estado das Cidades do Paraná, defendeu que a superação desse cenário passa por competência técnica e posicionamento firme. “Eu consegui colocar engenharia e política na mesma balança e alcancei bons resultados a partir de projetos de valorização de engenheiros e de parcerias com universidades para tirar projetos do papel, solucionar problemas e melhorar a vida das pessoas”, relatou. Sob a gestão de Camila, a Secretaria de Estado das Cidades deu continuidade ao Programa Asfalto Novo, Vida Nova, que busca pavimentar vias urbanas de pequenos municípios e promover infraestrutura completa, incluindo galerias pluviais, calçadas acessíveis e iluminação pública em LED.

Camila Scucato

Reportagem: Julianna Curado (Confea)
Equipe de Comunicação da 80ª Soea, com informações da Prefeitura de Vitória (ES) e do Crea-PR
Fotos: Sto Rei e Impacto/Confea


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *