Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2026/08/saneamento-basico-e-tema-de-palestra-do-crea-pr-durante-celebracao-dos-25-anos-de-engenharia-civil-da-fag/>.
Acesso em 29/10/2026 às 18h18.
Imprimir conteúdo

Saneamento básico é tema de palestra do Crea-PR durante celebração dos 25 anos de Engenharia Civil da FAG

Eng. Amb. Helder Nocko, Presidente em exercício do Crea-PR, destacou oportunidades para profissionais da Engenharia diante da necessidade de investimentos em saneamento no Brasil e reforçou a importância da aproximação entre universidades e mercado

20 de agosto de 2026, às 9h20 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Centro Universitário FAG, em Cascavel, celebra nesta semana os 25 anos do curso de Engenharia Civil com uma programação que reúne estudantes, egressos, professores e profissionais para discutir temas relacionados aos desafios e às oportunidades da profissão. Dentro da programação, o Presidente em Exercício do Crea-PR, Eng. Amb. Helder Rafael Nocko, ministrou, na quarta-feira (19), a palestra “Saneamento Básico: Motor do Desenvolvimento da Infraestrutura do Brasil na Próxima Década”.

Ao abordar o cenário do saneamento básico no país, Nocko destacou a dimensão dos investimentos necessários para a universalização dos serviços e as oportunidades que esse movimento representa para profissionais da Engenharia. Segundo ele, são necessários mais de R$ 800 bilhões em investimentos, considerando etapas que envolvem planejamento, estudos, projetos, execução de obras e manutenção.

Para o presidente em exercício, a dimensão desse desafio também evidencia a importância de diferentes modalidades da Engenharia e a necessidade de atuação integrada. “Tanto a Engenharia Ambiental quanto a Engenharia Civil, talvez sejam as profissões do Sistema que mais trabalham na área de saneamento, terão muitas oportunidades”, afirmou.

Nocko explicou que a Engenharia Ambiental possui forte atuação em áreas como planejamento, meio ambiente, soluções tecnológicas e gestão de resíduos, enquanto a Engenharia Civil está diretamente relacionada ao desenvolvimento de projetos e à execução de obras. O trabalho também envolve outras etapas, como o licenciamento ambiental necessário para diferentes empreendimentos.

Oportunidades para a Engenharia

A necessidade de ampliar os serviços de saneamento no país também foi apresentada pelo presidente em exercício como uma perspectiva concreta para os futuros profissionais. A meta de universalização prevista para 2033 representa, segundo ele, um grande volume de trabalho a ser realizado em um período relativamente curto.

A partir desse cenário, Nocko procurou apresentar aos estudantes uma perspectiva positiva sobre a carreira. Para ele, é importante que os futuros profissionais tenham contato com as oportunidades que estão surgindo e compreendam o papel que poderão desempenhar na transformação da infraestrutura brasileira.

“Se a gente não for capaz de demonstrar que tem oportunidade na Engenharia, então, por isso que eu trago sempre visões otimistas. A gente só abre os olhos para mostrar para as pessoas: olha, vai ter essa oportunidade e você pode ocupar esse espaço”, destacou.

Aproximação entre universidade e mercado

A palestra também abriu espaço para discutir a relação entre a formação acadêmica e as transformações que ocorrem no mercado profissional. Para Nocko, a velocidade das mudanças exige uma aproximação cada vez maior entre universidades, profissionais e entidades do setor.

Nesse contexto, o Crea-PR busca ampliar sua presença junto às instituições de ensino e aos estudantes, ao mesmo tempo em que leva para o ambiente acadêmico discussões e conhecimentos relacionados à realidade profissional.

“O Crea também precisa estar dentro das universidades, trazendo o que está no mercado para dentro da universidade, o que está acontecendo no mercado para dentro, e a universidade se apropriando desse conhecimento”, afirmou.

A participação do Conselho em eventos acadêmicos, segundo Nocko, contribui para essa aproximação e permite que estudantes tenham contato com questões que vão além da formação técnica tradicional.

Percepção de quem está na Engenharia

Para a Eng. Civ. Bruna Spiazzi Salesse, egressa do curso de Engenharia Civil da FAG, a palestra chamou atenção justamente pela dimensão dos desafios apresentados.

“Eu achei muito interessante a palestra porque é um assunto pouco abordado e de muita necessidade. Principalmente os números que ele trouxe, é muito difícil a gente ter acesso normalmente, então eu fiquei bem assustada até porque são números muito grandes”, relatou.

Com experiência na área de infraestrutura urbana, Bruna destacou ainda a importância de apresentar aos estudantes uma visão mais próxima da realidade profissional. Para ela, o conteúdo apresentado ajudou a dimensionar desafios que nem sempre são percebidos durante a graduação.

O estudante de Engenharia Civil Thiago Rodrigues de Assunção também destacou a relevância do tema para sua formação. Segundo ele, a palestra chamou atenção para a dimensão dos investimentos necessários e para a relação entre saneamento, infraestrutura e qualidade de vida da população.

“Foi uma palestra muito boa, bem preparada. Agregou bastante ao nosso conhecimento”, avaliou.

A programação que marca os 25 anos do curso de Engenharia Civil da FAG segue até sexta-feira (21), reunindo diferentes atividades voltadas à formação e à atualização de estudantes e profissionais. A celebração tem como tema “25 Anos Construindo o Futuro: Ética, Segurança e Sustentabilidade”.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *