33º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR encerra programação com premiação para Melhores TCCs e Projetos de Extensão
18 de setembro de 2026, às 16h37 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O 33º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR encerrou sua programação nesta quinta-feira (17), em Umuarama, reunindo representantes do Conselho, instituições de ensino, professores, estudantes e profissionais para discutir a formação acadêmica e sua relação com o exercício profissional das engenharias, agronomia e geociências.
Realizado em parceria com a Unipar, o Fórum contou com apoio da Mútua, da Unipar Campus Umuarama e da CredCrea. A programação do último dia também incluiu a apresentação do CreaJr-PR, palestras, o lançamento do programa Crea-PR Registra+, apresentação dos trabalhos vencedores e a entrega de certificados aos autores dos trabalhos premiados.
Formação acadêmica e legislação profissional
Entre os destaques da manhã esteve a palestra “Legislação Profissional e Formação Acadêmica: uma integração necessária”, ministrada pelo Eng. Civ. e conselheiro federal eleito pelas instituições de ensino do país, Dante Alves Medeiros Filho.
O professor destacou a divisão de competências entre a formação acadêmica e a regulamentação profissional. Segundo ele, cabe ao Ministério da Educação (MEC) e às Instituições de Ensino Superior (IES) a formação acadêmica e a definição das Diretrizes Curriculares Nacionais, enquanto o Sistema Confea/Crea atua na fiscalização do exercício profissional e na concessão de atribuições aos profissionais habilitados.
A aproximação entre os Projetos Pedagógicos de Curso e as normas profissionais foi apresentada como um dos pontos necessários para reduzir conflitos de atribuições e facilitar a transição dos estudantes para o mercado de trabalho.
Crea-PR Registra+ aproxima recém-formados do exercício profissional
Na sequência, o Crea-PR apresentou o programa Crea-PR Registra+, iniciativa baseada na Resolução Confea nº 1.161/2025.
O programa busca facilitar o registro profissional dos recém-formados. Entre os benefícios estão a isenção da primeira anuidade e das taxas de requerimento e emissão da carteira de identidade profissional física.
Para participar, as Instituições de Ensino Superior precisam aderir previamente ao programa, por meio do portal do Crea-PR, com antecedência mínima de 60 dias da colação de grau, além de encaminhar a relação dos formandos. A proposta permite que a carteira profissional seja entregue diretamente durante a cerimônia de colação de grau ou em evento institucional.
A apresentação contou com a participação da diretora administrativa do Crea-PR, Eng. Civ. Margolaine Giacchini, do gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Eng. Prod. e Eng. Seg. Trab. Claudemir Marcos Prattes, e do Eng. Civ. Israel de Moraes.
Trabalhos premiados foram apresentados durante o Fórum
A programação também abriu espaço para os estudantes apresentarem os trabalhos vencedores do Prêmio Melhores TCCs e do Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária 2026.
Na premiação de melhores TCCs, foram apresentados os primeiros colocados das modalidades Agrimensura, Agronomia, Civil, Elétrica, Florestal, Geologia/Engenharia de Minas, Mecânica/Metalúrgica, Química e Segurança do Trabalho. Os trabalhos contemplaram temas como climatologia de eventos extremos, bioinsumos e nitrogênio no trigo, aplicação de BIM em estruturas, monitoramento de EPIs com visão computacional, manejo florestal, monitoramento costeiro, adaptação de máquinas, tratamento de efluentes e integração de colaboradores com CIPA e SESMT.
Também foram apresentados os primeiros colocados do Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária, nas modalidades Agrimensura, Agronomia, Civil, Elétrica, Florestal, Mecânica/Metalúrgica, Multidisciplinar, Obras Públicas e Química. Entre os projetos estão iniciativas voltadas à agricultura urbana, biofábricas, infraestrutura e saneamento, integração de geração fotovoltaica com armazenamento, conservação da araucária, desenvolvimento de equipamentos, sustentabilidade energética, projetos para obras públicas e consultoria para pequenos estabelecimentos do setor de alimentos.
Encerramento
O encerramento do 33º Fórum reuniu representantes do Crea-PR e da Unipar. Participaram da cerimônia a diretora administrativa do Crea-PR, Eng. Civ. Margolaine Giacchini; o professor da Unipar Umuarama, Eng. Agr. Renan Rizzato; o conselheiro e coordenador da CEAP, Eng. Civ. Elias Pereira; a coordenadora do CreaJr-PR, acadêmica de Agronomia Ana Clara Lopes de Mello; e o coordenador da CIE, Eng. Agr. Almir Antonio Gnoatto.
Ao longo dos dias de programação, o Fórum promoveu discussões sobre formação, exercício profissional, inovação e aproximação entre o Sistema Confea/Crea e as instituições de ensino. O evento também contou com a participação de estudantes, professores e profissionais de diferentes regiões do Paraná.
O Crea-PR agradece a todos os participantes, palestrantes, instituições de ensino, apoiadores e equipes envolvidas na realização do 33º Fórum de Docentes e Discentes.


















Consultas Públicas
Olá, boa noite ou dia pessoal!
Excelente a divulação. Só estou sentido falta de links que direcionem para as informações. Por exemplo nessa materia, tenho interesse em saber a lista de premiados mas não tenho o link no texto. Sugiro se atentar nessa e outras matérias que tenham conteúdos vinculados.
Com os melhores cumprimentos.
André, agradecemos pelo apontamento!