Agosto Lilás e protagonismo feminino marcam ações do Comitê Mulheres do Crea-PR
1 de setembro de 2026, às 11h32 - Tempo de leitura aproximado: 9 minutos

O mês de agosto foi marcado por uma agenda diversificada do Comitê Mulheres do Crea-PR, com iniciativas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, à valorização profissional e ao fortalecimento de redes de apoio e participação feminina nas Engenharias, Agronomia e Geociências.
As ações envolveram o Grupo Gestor e as Regionais Apucarana, Cascavel, Curitiba, Pato Branco e Ponta Grossa, levando o debate sobre a participação das mulheres para diferentes espaços, como canteiros de obras, instituições de ensino, eventos comunitários, meios de comunicação e ambientes de representação profissional.
Grupo Gestor promove campanha de arrecadação de tampinhas plásticas
Em agosto, o Comitê Mulheres do Crea-PR, em parceria com o Coletivo de Mulheres do Senge-PR, iniciou uma campanha de arrecadação de tampinhas plásticas destinadas a instituições de longa permanência para pessoas idosas.
A primeira instituição contemplada pela iniciativa foi o Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba, que atende cerca de 150 idosas. A instituição oferece atendimento de longa permanência a mulheres com diferentes graus de limitações, autonomia e independência, que necessitam de cuidados específicos.
A campanha busca transformar a arrecadação de materiais recicláveis em apoio direto às necessidades da instituição. A cada um quilo de tampinhas plásticas arrecadadas, o Asilo São Vicente de Paulo consegue converter o material em uma unidade de fralda geriátrica. Atualmente, a instituição utiliza cerca de 18 mil fraldas por mês.
As doações podem ser entregues na sede do Senge-PR, durante reuniões de Câmara do Crea-PR ou diretamente no Asilo São Vicente de Paulo, localizado na Rua São Vicente, 100, no bairro Juvevê, em Curitiba.
A iniciativa une sustentabilidade, solidariedade e responsabilidade social, mobilizando profissionais e instituições em torno de uma ação que contribui diretamente para o bem-estar das idosas atendidas.
Regional Ponta Grossa leva campanha do Agosto Lilás para canteiro de obras
No dia 26 de agosto, o Comitê Mulheres do Crea-PR, por meio da Regional Ponta Grossa, realizou uma ação de conscientização do Agosto Lilás no canteiro de obras de ampliação da Crown Embalagens, em Ponta Grossa.
A iniciativa foi conduzida pela coordenadora regional do Comitê Mulheres, Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Marília Izabel Burgath Ukrainski, em parceria com a Eng. Seg. Trab. Flávia Suss, da empresa Bem Labore, e com a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Paraná, representada pelo Soldado Yasmin e pelo Sargento Leandro.
Cerca de 150 trabalhadores, em sua maioria homens, participaram da atividade, que abordou temas como violência doméstica e familiar, prevenção, respeito, identificação de situações de violência e canais de proteção.
Por meio de materiais educativos e diálogo com os trabalhadores, a ação buscou levar informação a um ambiente predominantemente masculino e reforçar que o enfrentamento à violência contra a mulher também deve fazer parte das discussões nos espaços profissionais.
A atividade contou com a parceria da Crown Embalagens, da Construtora Pinese, da Bem Labore e da Patrulha Maria da Penha.

Informação também é proteção
Ainda no dia 26, a Regional Ponta Grossa realizou uma segunda ação relacionada ao Agosto Lilás, desta vez junto à Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG).
A atividade, conduzida pela Eng. Civ. Marília Ukrainski, apresentou aos profissionais a cartilha de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar e reforçou a importância de transformar os profissionais das áreas técnicas em agentes multiplicadores de informação.
A abordagem fez uma relação direta com a realidade da Engenharia e da construção civil: assim como o capacete e os demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são instrumentos de proteção no ambiente de trabalho, a informação também pode ser uma ferramenta de prevenção.
“Assim como o capacete protege no canteiro de obras, a informação também protege. Levar conhecimento é uma forma de prevenção.”
A iniciativa buscou estimular que engenheiros, arquitetos e demais profissionais compartilhem informações com suas equipes, familiares e círculos de convivência, ampliando o alcance das ações de conscientização.

Regional Apucarana participa de Fórum Regional do Agosto Lilás
Entre os dias 12 e 14 de agosto, a Unespar, Campus Apucarana, realizou o I Fórum Regional do Agosto Lilás, promovendo debates sobre prevenção e enfrentamento às diferentes formas de violência contra as mulheres.
Representando o Comitê Mulheres do Crea-PR, a coordenadora regional de Apucarana, Eng. Civ. Larissa Gabriela Miras Moreno, participou do Painel de Experiências Exitosas, no qual apresentou iniciativas desenvolvidas pelo Comitê relacionadas ao enfrentamento da violência contra as mulheres.
Mediado pela Prof.ª Dr.ª Marli Fernandes, o painel também contou com a participação de Izabela do Valle, nutróloga; Simone dos Santos, assistente social; e Dra. Luana Lopes, delegada. A presença de profissionais de diferentes áreas contribuiu para ampliar a abordagem sobre proteção, prevenção e políticas de enfrentamento à violência.
A participação do Comitê no fórum também possibilitou o compartilhamento de experiências e a aproximação com iniciativas desenvolvidas no ambiente acadêmico e em diferentes setores da sociedade.

Regional Cascavel participa de treino de corrida voltado às mulheres
No dia 19 de agosto, a Regional Cascavel esteve representada no treino de corrida e caminhada promovido pelo Elas Run Club, iniciativa que reuniu aproximadamente 150 participantes.
A coordenadora regional do Comitê Mulheres, Tec. Seg. Trab. Claudia Machado Loureiro Fockink, participou da atividade, que teve como proposta incentivar o cuidado, o respeito e a valorização das mulheres.
O encontro também contou com a presença da juíza de Direito Nicia Kirchhein, em uma programação que promoveu integração e conexão entre as participantes.
A iniciativa reforçou a importância de ocupar diferentes espaços de convivência e utilizar atividades coletivas como oportunidades para fortalecer redes de apoio e estimular o protagonismo feminino.

Regional Pato Branco articula adesão de Coronel Domingos Soares ao Selo de Boas Práticas
Em agosto, a Regional Pato Branco avançou na articulação com o município de Coronel Domingos Soares para adesão ao processo de certificação de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres.
No dia 18 de agosto, as Eng. Civ. Barbara Meurer e Eng. Civ. Keury F. Marcon, representantes do Comitê Mulheres do Crea-PR, participaram de uma reunião com a prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida e representantes de diferentes secretarias municipais. Também participou do encontro a conselheira Eng. Civ. Karlize Posanske.
Durante a reunião, foram apresentados os procedimentos para adesão à certificação da ABNT, as etapas do processo e os principais requisitos necessários. As representantes do município também compartilharam ações que já são desenvolvidas pela Prefeitura e que podem contribuir para o processo de certificação.
O encontro resultou no compromisso do município de avançar na iniciativa. Como encaminhamento, foi definida a realização de um ato público durante a programação do Agosto Lilás, no dia 28 de agosto, para a assinatura do Termo de Compromisso.

Compromisso é formalizado durante o Agosto Lilás
No dia 28 de agosto, a articulação avançou com a assinatura do Termo de Compromisso pela prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida, durante evento promovido pela Ação Social e pelo Conselho Municipal da Mulher de Coronel Domingos Soares.
Representando o Comitê Mulheres, as Eng. Civ. Barbara Meurer e Eng. Civ. Keury F. Marcon participaram da programação, que reuniu cerca de 40 mulheres e contou com palestras sobre direitos, instrumentos legais de proteção, diferentes formas de violência contra a mulher e atendimento às vítimas.
Durante o ato, a coordenadora regional do Comitê Mulheres, Eng. Civ. Barbara Meurer, explicou às participantes o significado do Termo de Compromisso e a importância da iniciativa para a construção de ambientes mais seguros e respeitosos, tanto na sociedade quanto no mercado de trabalho.
A assinatura representa o primeiro passo formal para a implantação do processo de certificação no município e consolida a articulação iniciada pelo Comitê Mulheres junto à administração municipal.

Regional Curitiba destaca protagonismo feminino na Agronomia
No dia 21 de agosto, a Regional Curitiba participou do programa de rádio “Vozes das Mulheres no Agro – Histórias que Inspiram”, da Rádio Paraná Oficial, com a participação das Eng. Agr. Edhna Genar Feliciano Maftum e Eng. Agr. Nicolle Genar Maftum. O programa é conduzido pela Eng. Agr. Gerciane Bitencourt que também integra o Comitê Mulheres do Crea na regional Curitiba.
Mãe e filha, as profissionais representam duas gerações de mulheres atuantes na Agronomia e compartilharam suas trajetórias profissionais, experiências no agronegócio e desafios enfrentados ao longo da carreira.
Durante a entrevista, foram abordados temas como produção rural, cultivo de morangos, sustentabilidade, crédito rural, consultoria, elaboração de projetos agropecuários, regularização rural e ambiental, além da participação feminina em espaços de liderança e representação profissional.
A conversa também destacou a atuação das profissionais junto ao Crea-PR e ao Comitê Mulheres e a importância de incentivar novas gerações de mulheres a buscarem formação, qualificação e protagonismo no setor.
A participação contribuiu para ampliar a visibilidade da atuação feminina na Agronomia e no agronegócio, mostrando diferentes possibilidades de atuação profissional e reforçando a importância da presença das mulheres em espaços de decisão.
Regional Curitiba prepara 4º Encontro do Comitê Mulheres
Também em agosto, o Comitê Mulheres da Regional Curitiba realizou uma reunião de organização do 4º Encontro do Comitê Regional, previsto para o dia 5 de novembro.
Participaram da reunião a coordenadora regional Geog. Renata Adriana Garbossa Silva, a coordenadora adjunta Eng. Agr. Nicolle Maftum e a coordenadora suplente Eng. Agr. Edhna Maftum.
O encontro será mais uma oportunidade para promover diálogo, troca de experiências e reflexão sobre a atuação das mulheres no mercado de trabalho, abordando desafios, oportunidades, liderança e valorização profissional.
Durante a reunião, foram discutidos possíveis nomes de convidadas e o formato da programação.

Informação, articulação e participação marcam o mês
As ações de agosto mostram a diversidade de frentes em que o Comitê Mulheres do Crea-PR atua para ampliar a participação feminina e promover ambientes mais seguros, inclusivos e respeitosos.
As iniciativas realizadas pelas Regionais levaram o debate sobre violência contra a mulher para diferentes espaços, aproximaram o Comitê de instituições públicas, empresas, entidades de classe, universidades e sociedade civil e também deram visibilidade a trajetórias profissionais femininas nas áreas tecnológicas.
Com ações de conscientização, articulação institucional, solidariedade e valorização profissional, o Comitê Mulheres segue fortalecendo redes e criando oportunidades para que mais mulheres ocupem espaços de participação, liderança e decisão nas Engenharias, Agronomia e Geociências.
Consultas Públicas
Comentários
Nenhum comentário.