Crea-PR reúne especialistas para debater desastres naturais e segurança em instalações para veículos elétricos
30 de setembro de 2026, às 16h58 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

O 5º Fórum realizado pelo Crea-PR por meio do Comitê de Estudos Temáticos Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, neste dia 30, em parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná, contou com mais de 300 inscritos.

Participaram da abertura o presidente em exercício do Crea-PR, eng. amb. Helder Nocko, o presidente do IEP, eng. eletric. Nelson Luiz Gomez, o coordenador do CET-DCB, eng. civ. Vitor Ivan Pretto Guerra, o coordenador executivo da Defesa Civil no Paraná, Cel. QOBM Ivan Ricardo Fernandes, e o comandante do 15º Batalhão de Bombeiro Militar em Irati, ten.-cel. Fernando Tratch.

Em sua manifestação, Helder Nocko agradeceu a presença dos participantes, palestrantes e equipes envolvidas na organização do evento, destacando a relevância dos temas debatidos ao longo do Fórum. Também ressaltou a atuação dos profissionais do Sistema Confea/Crea no atendimento ao desastre ocorrido em Rio Bonito do Iguaçu, município atingido por um tornado em 2025, evidenciando a importância da mobilização técnica em situações de emergência.

O presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Nelson Luiz Gomez, destacou a necessidade de preparação permanente das equipes para enfrentar e responder aos desastres naturais. Segundo ele, “o IEP permanece à disposição para contribuir com esse trabalho, por meio da atuação de seus associados e profissionais, que podem colaborar com conhecimento técnico e propostas de melhorias nessas áreas para a sociedade”.

O coordenador do CET-DCB, Vitor Ivan Pretto Guerra, agradeceu aos integrantes do comitê, à equipe do Crea-PR e aos parceiros envolvidos na realização do Fórum. Também destacou a importante parceria com a Defesa Civil e a relevância da divulgação dos materiais e recursos disponibilizados aos municípios e à população afetada por desastres naturais.

O coordenador executivo da Defesa Civil no Paraná, Cel. QOBM Ivan Ricardo Fernandes, ressaltou que o tema dos desastres naturais nunca esteve tão presente no debate público como na atualidade. Segundo ele, é fundamental ampliar as discussões sobre prevenção e preparação, assuntos que também nortearam sua palestra durante a programação do evento.

O ten.-cel. Fernando Tratch destacou a importância dos temas abordados pelo Fórum, especialmente aqueles relacionados aos veículos elétricos e à segurança das instalações de recarga. O comandante agradeceu a oportunidade de apresentar a visão do Corpo de Bombeiros sobre o assunto e observou que as ocorrências envolvendo veículos elétricos têm se tornado cada vez mais frequentes. Segundo ele, a rápida expansão dessa tecnologia ocorreu em um ritmo superior ao esperado, tornando o tema uma preocupação crescente para os órgãos de segurança e emergência.
Atendimento profissional a desastres naturais

A programação da manhã foi dedicada aos desastres naturais e à atuação da Engenharia na prevenção e mitigação de riscos. A primeira palestra, com o tema ‘Atendimento dos profissionais do Crea-PR no desastre de Rio Bonito do Iguaçu’, foi ministrada pelo assessor do Conselho, eng. mec. Edson Haluch e pelo diretor eng. civ. Thiago Aurélio Lorenzetti. Os palestrantes apresentaram a experiência de mobilização dos profissionais do Sistema Confea/Crea após o tornado que atingiu o município em 2025, destacando as ações de avaliação técnica das estruturas afetadas, elaboração de laudos, apoio à Defesa Civil e planejamento da reconstrução da cidade. O caso evidenciou a importância da atuação técnica organizada para reduzir os impactos dos desastres e acelerar a recuperação das comunidades atingidas.

Na sequência, a gerente de meteorologia do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), meteor. Sheila Radmann da Paz, apresentou a palestra ‘Previsão aos Desastres Naturais’. Durante a exposição, foi demonstrado o trabalho de estudos, previsão e avisos, conforme os avanços nos modelos meteorológicos, no monitoramento atmosférico e nos sistemas de alerta precoce, ferramentas consideradas essenciais para ampliar a capacidade de resposta dos municípios diante de eventos extremos. O tema ganha cada vez mais relevância em um cenário marcado pelo aumento da frequência e intensidade de fenômenos climáticos severos.

A geóg. Karin Linete Hornes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, abordou o tema ‘Tornados no Brasil’, apresentando um panorama da ocorrência desses fenômenos no país, especialmente na Região Sul. A palestrante destacou que, embora sejam frequentemente associados a outros países, os tornados integram a realidade climática brasileira e demandam estudos, monitoramento e planejamento urbano adequados. A palestra reforçou ainda a necessidade de considerar eventos extremos nos projetos de infraestrutura, nas edificações e nas políticas públicas de prevenção. A palestrante participou no início deste ano do Podcrêa, o podcast do Crea-PR.

Encerrando o bloco da manhã, o coordenador estadual da Defesa Civil do Paraná, Cel. QOBM Ivan Ricardo Fernandes, engenheiro civil, ministrou a palestra ‘Ação da Defesa Civil aos Desastres Naturais’. A apresentação destacou a atuação integrada dos órgãos de proteção e defesa civil nas fases de prevenção, preparação, resposta e recuperação, ressaltando a importância da participação de profissionais das engenharias na avaliação de riscos, na tomada de decisões e na elaboração de soluções para reconstrução de áreas afetadas. Além disso, ele mostrou diversos exemplos de atendimento da Defesa Civil aos municípios e população atingida por desastres naturais nos últimos anos.
Segurança de instalações para veículos elétricos

Na parte da tarde as discussões voltaram-se ao segundo eixo temático do fórum: a segurança das instalações para veículos elétricos. Abrindo a programação, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Fernando Tratch, apresentou a palestra ‘Legislação e Combate a Incêndio aos Carregadores de Veículos Elétricos’. O tema abordou os desafios enfrentados pelos órgãos de segurança diante da rápida expansão da mobilidade elétrica, especialmente em relação à prevenção de incêndios, às características das baterias de íons de lítio e à necessidade de regulamentações específicas para sistemas de alimentação de veículos elétricos. Ele demonstrou em números o crescimento da frota de veículos elétricos nos últimos anos e alertou para as principais questões de segurança com relação ao carregamento das baterias.

Na sequência, o eng. Luciano Carstens, do Lactec Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), ministrou a palestra ‘Infraestrutura para Carregadores de Veículos Elétricos’. A apresentação destacou aspectos técnicos relacionados ao dimensionamento das instalações elétricas, adequação das edificações e planejamento da infraestrutura necessária para atender à crescente demanda por pontos de recarga em residências, condomínios, empresas e espaços públicos. Ele destacou a importância de conhecer muito bem o veículo, as especificações do fabricante, todas as orientações sobra a bateria, para resolver de forma segura como será realizado o carregamento.

O eng. Julio Shigeaki Omori, da Copel, abordou o tema ‘Fornecimento de Energia para as Estações de Recarga de Veículos Elétricos’. Durante a palestra, foram discutidos os desafios para expansão da rede elétrica, a necessidade de planejamento energético e as soluções adotadas para garantir o atendimento seguro e eficiente das novas cargas associadas à mobilidade elétrica.

Encerrando as apresentações, a eng. eletric. Arileide Cristina Alves ministrou a palestra ‘Posicionamento profissional referente às instalações das estações de carregamento de veículos elétricos no Estado do Paraná’. A especialista destacou a importância da responsabilidade técnica, do cumprimento das normas da ABNT e da atuação de profissionais habilitados em todas as etapas dos projetos, desde a concepção até a operação dos sistemas de recarga. Também foram discutidos os desafios enfrentados por condomínios e edificações existentes para adaptar suas instalações com segurança.

As sessões de debates realizadas ao final de cada período proporcionaram a troca de experiências entre especialistas e participantes, evidenciando a necessidade de integração entre Engenharia, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, instituições de pesquisa e concessionárias de energia. Ao reunir temas relacionados tanto à adaptação das cidades diante das mudanças climáticas quanto à segurança das novas tecnologias de mobilidade, o 5º Fórum CET-DCB demonstrou seu papel como espaço de atualização técnica, debates e troca de experiências para a construção de soluções para estes desafios enfrentados atualmente pelo Paraná.















































Consultas Públicas
Comentários
Nenhum comentário.