Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/07/crea-pr-e-utfpr-estreitam-relacionamento-para-beneficiar-academicos-profissionais-e-a-sociedade/>.
Acesso em 29/03/2024 às 03h40.

Crea-PR e UTFPR estreitam relacionamento para beneficiar acadêmicos, profissionais e a sociedade

19 de julho de 2021, às 19h18 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, Eduardo Ramires, reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha e o vice-reitor da UTFPR, Heron Oliveira..

O presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha, participou na manhã desta segunda-feira (19), em Curitiba, de uma reunião com o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), engenheiro mecânico Marcos Schiefler Filho, apresentando diversos produtos e projetos do Conselho, com o objetivo de alinhar possíveis convênios entre as instituições.

Conforme afirma o presidente Ricardo Rocha, “as Instituições de Ensino possuem papel fundamental no Sistema Profissional, não apenas por sua responsabilidade na formação dos egressos, mas porque possuem espaço no Plenário do Crea-PR, por meio de seus conselheiros representantes. Consideramos que a união de forças entre os Colegiados do Conselho e as Instituições de Ensino é fator indispensável para o fortalecimento da classe profissional, além de gerar benefícios para a sociedade na implantação dos programas que podem ser realizados em conjunto”.

Presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha, reitor da UTFPR, engenheiro mecânico Marcos Schiefler Filho e o vice-reitor da UTFPR, Heron Oliveira.

A aproximação entre as instituições faz parte das ações realizadas junto às maiores universidades do Paraná, alinhada a um dos objetivos do Planejamento Estratégico 2021-2023: Fortalecer as parcerias e consolidar a gestão cooperativa entre o Crea-PR, seus colegiados, Entidades de Classe e as Instituições de Ensino por meio de nosso Planejamento Estratégico.

O gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, engenheiro agrônomo Eduardo Ramires, também presente na reunião, comenta que “por isso, esse objetivo do Planejamento busca melhorar o relacionamento e o desenvolvimento de parcerias benéficas para todas as partes envolvidas, principalmente para os profissionais”. Participaram ainda da reunião o vice-reitor da UTFPR, Heron Oliveira e o 2º diretor-financeiro do Crea-PR, engenheiro eletricista Marco Antônio Finocchio.

Parceria em debate

A abertura da reunião foi realizada pelo presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha, e pelo gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, engenheiro agrônomo Eduardo Ramires, que esclareceram sobre os objetivos da reunião, a importância das Instituições de Ensino no Sistema Profissional, a aproximação entre o Conselho e a Instituição, as possibilidades de parcerias e o fortalecimento da classe profissional.

Presidente Ricardo Rocha apresenta produtos e programas do Crea-PR.

O presidente Ricardo apresentou diversos produtos do Crea-PR que têm relação com as Instituições de Ensino, como a Revista Técnico-científica; o Prêmio Melhores TCCs, que valoriza estudantes e orientadores; o Prêmio Destaque Profissional categoria Educador; e o Programa CreaJr. Além disso, falou do Colégio de Instituições de Ensino, composto por representantes das IEs paranaenses, e que realiza ações permanentes com o Conselho; da possibilidade da realização de convênios, parcerias e eventos, que trazem benefícios aos estudantes e profissionais; das mais de 200 horas de cursos gratuitos on-line que o Crea disponibiliza, que podem ser utilizados para compor atividades acadêmicas complementares; e do Portal da Educação, que concentra as informações sobre todos esses produtos. Ele comentou ainda sobre a possibilidade de firmar um convênio que possa ampliar a relação com os egressos.

O reitor da UTFPR, engenheiro mecânico Marcos Schiefler Filho, colocou a Universidade à disposição para parcerias em projetos e eventos, por meio de um convênio de cooperação técnica.

O presidente Ricardo finalizou a reunião agradecendo o debate produtivo e a abertura na possibilidade de parcerias.

Texto: Débora Pereira – Comunicação Crea-PR

Fotos: Lucas Nogas – Comunicação Crea-PR


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *