Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/39274>.
Acesso em 24/07/2021 às 11h25.

Presidente do Crea-PR e reitor da Unicentro conversam sobre parcerias para fortalecer a formação profissional, além de outros benefícios

20 de julho de 2021, às 19h58 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

O presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha, participou na tarde desta terça-feira (20), de forma on-line, de um encontro com o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Fábio Hernandes, apresentando diversos produtos e projetos do Conselho, com o objetivo de alinhar possíveis convênios entre as instituições. A Instituição de Ensino pertence à região abrangida pela Regional Guarapuava do Crea-PR.

Conforme afirma o presidente Ricardo Rocha, “as Instituições de Ensino possuem papel fundamental no Sistema Profissional, não apenas por sua responsabilidade na formação dos egressos, mas porque possuem espaço no Plenário do Crea-PR, por meio de seus conselheiros representantes. Consideramos que a união de forças entre os Colegiados do Conselho e as Instituições de Ensino é fator indispensável para o fortalecimento da classe profissional, além de gerar benefícios para a sociedade na implantação dos programas que podem ser realizados em conjunto”.

A aproximação entre as instituições faz parte das ações realizadas junto às maiores universidades do Paraná, alinhada a um dos objetivos do Planejamento Estratégico 2021-2023: Fortalecer as parcerias e consolidar a gestão cooperativa entre o Crea-PR, seus colegiados, Entidades de Classe e as Instituições de Ensino por meio de nosso Planejamento Estratégico.

Parceria em debate

A abertura da reunião foi realizada pelo gerente da Regional Guarapuava do Crea-PR, engenheiro eletricista Thyago Giroldo Nalim, que apresentou todos e esclareceu sobre os objetivos da reunião, a importância das Instituições de Ensino no Sistema Profissional, a aproximação entre o Conselho e a Instituição e as possibilidades de parcerias.

Presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha

O presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha, apresentou diversos produtos do Crea-PR que têm relação com as Instituições de Ensino (IEs). Na área restrita do sistema do Conselho, acessível às IEs e coordenadores de cursos, existem muitas importantes informações disponíveis, como todos os dados dos egressos, “que são dados essenciais especialmente neste momento que está se discutindo as Propostas Pedagógicas Curriculares (PPCs) e as mudanças conforme as novas Diretrizes Curriculares Nacionais”. Com esse acesso é possível verificar o total de egressos da IE registrados no Crea-PR, por município, título profissional e Regional, percentual de egressos de IEs que solicitam registro junto ao Crea-PR em até dois anos após a colação de grau, dados de Anotações de Responsabilidade Técnica recolhidas pelos egressos, ex-alunos associados às Entidades de Classe, entre outras informações.

Outro produto apresentado foi o Prêmio Melhores TCCs, que valoriza estudantes e orientadores, o qual tem diversos trabalhos premiados de formandos da Unicentro. Esses trabalhos premiados são contemplados com uma edição especial da Revista Técnico-Cientifica do Crea-PR, classificada pela Capes, que tem hoje soma mais de 920 mil acessos em suas 25 edições.

A possibilidade da realização de convênios, parcerias e eventos, assim como uma edição especial dessa Revista para trabalhos apresentados em um evento científico, desde que esteja em nossas áreas de atuação, em parceria com a Instituição.

O presidente lembrou ainda das mais de 200 horas de cursos gratuitos on-line que o Crea disponibiliza, que podem ser utilizadas para compor atividades acadêmicas complementares. Os temas dos cursos estão entre soft skills e atualização profissional específica. A plataforma de cursos on-line faz parte do Programa de Aperfeiçoamento Profissional, focado nos jovens profissionais.

O Programa CreaJr-PR, para os acadêmicos das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências, que cria muitas oportunidades aos estudantes neste importante período para grandes decisões de vida e de carreira.

“Então, diante de todas essas oportunidades, temos que pensar no que é possível realizar em parceria entre o Crea-PR e a Unicentro, que favoreça os acadêmicos, profissionais e a sociedade”, finaliza Ricardo Rocha.

Reitor da Unicentro professor Fábio Hernandes

O reitor professor Fábio Hernandes se mostrou satisfeito e interessado no que foi apresentado pelo Crea-PR. Comentou que realmente a Unicentro está em fase de reformulação dos currículos dos cursos, enfatizou a importância da proximidade da Instituição com o Conselho, do bom aproveitamento que os acadêmicos podem fazer dos cursos oferecidos gratuitamente pelo Crea, além das horas complementares. O professor destacou ainda a Revista Técnico-científica, um produto importante para a carreira destes jovens profissionais que será divulgado aos alunos.

O reitor ficou bastante interessado no banco de dados dos egressos, disponibilizados pelo Crea-PR, “que será ferramenta importante para a reestruturação das PPCs. Além disso, na nossa gestão instituímos um setor de relações institucionais e empregabilidade, e estamos desenvolvendo um portal, uma central que vai apresentar nosso estudante, nosso egresso, para que as empresas apresentem o perfil que necessitam e a Unicentro possa disponibilizar o perfil desses profissionais que se formaram aqui, abrindo as portas ao mercado de trabalho. Acredito que o Crea-PR também possa ser parceiro em um trabalho como esse”, sugere.

Para Hernandes, “ainda que a atuação dos docentes não exija registro no conselho profissional, as atividades dos nossos egressos vão precisar estar de acordo com os seus conselhos de classe”. E por isso precisamos capacitar melhor nosso profissional para este mercado de trabalho, com as oportunidades e exigências que o esperam. “Apesar da falta de recursos nas Instituições de Ensino públicas, precisamos nos reinventar e cumprir o que for preciso”, diz. “Então estamos de portas abertas, queremos essas parcerias com o Crea”, finaliza.

Os representantes das instituições falaram ainda da adaptação das grades curriculares de forma adequada à realização do registro do profissional, para que ele possa atuar na área seguindo as exigências legais e éticas; da parceria para as mudanças nas PPC; entre outros assuntos da área de educação.

Finalizando o encontro, o reitor Hernandes destacou e parabenizou o professor da Unicentro, engenheiro florestal Afonso Figueiredo Filho, presente na reunião, que é conselheiro suplente do Crea-PR e recebeu a indicação para compor a Academia Nacional da Engenharia. Outros presentes, como o professor José Raniere Mazile Vidal Bezerra, engenheiro de alimentos e conselheiro suplente do Crea-PR, propuseram algumas atividades em parcerias entre as instituições, na área de estágios, contatos com egresso, ampliação na divulgação da revista técnica, entre outras sugestões.

Além dos já citados, participaram também da reunião os conselheiros do Crea-PR pela Unicentro, engenheiro agrônomo Cleber Daniel de Góes Maciel (titular da CEA), engenheiro de alimentos Mauricio Rigo (titular CEEQGEM), a diretora do Crea-PR engenheira agrônoma Adriana Baumel, membros dirigentes do CreaJr pela Unicentro, do curso de Geografia – campus Guarapuava, Miria Luane Schuarcz (titular) e Marina Duda do Amaral (suplente), do curso Engenharia Florestal – campus Irati, Analia Vanessa Surkamp (titular), o coordenador-adjunto do CDER – Regional Guarapuava, geógrafo Jorge Luis Oliveira Campêlo, a coordenadora-adjunta do CIE – Regional Guarapuava, engenheira agrônoma Andricia Verlindo, o assessor de Gestão de Políticas Públicas do Crea-PR, engenheiro civil Samir Jorge, e o gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR, engenheiro civil Diogo Artur Tocacelli Colella.

Texto: Débora Pereira – Comunicação Crea-PR


Comentários

  1. JEFERSON MARTINS MOURA disse:

    EXCELENTÍSSIMO PRESIDENTE, ESTOU TENTANDO ENTRAR EM CONTATO NESTA INSTITUIÇÃO MAS NÃO ESTOU CONSEGUINDO, ESTOU INADIMPLENTE, QUERO ACERTAR MINHA SITUAÇÃO, NESTE ORGÃO, SOU TÉCNICO EM AGRO PECUÁRIA, CONVERSEI COM UMA FUNCIONÁRIA, CHAMADA MARLENE E COMBINEI COM ELA, FIZ UM ACORDO COM ELA, A PAGAR COM BOLETO, E JA PAGUEI A PRIMEIRA ANUIDADE REFERENTE A 2014, NO DIA 12/07/2021, NA LOTÉRICA, FALTAM OS OUTROS ANOS, PARA PAGAR, FALE A ELA ME MANDAR OS OUTROS BOLETOS PARA IR PAGANDO, REFERENTE A OUTROS ANOS.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Jeferson! Por favor nos envie seu contato para que possamos passar para a nossa Central e verificar sua situação.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *