Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/40280>.
Acesso em 19/09/2021 às 02h43.

O que o Sistema Confea/Crea e Mútua faz por você

23 de agosto de 2021, às 8h00 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) tem como sua atividade-fim fiscalizar o exercício das atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências. Por meio das fiscalizações, o Crea-PR defende as profissões da atuação de leigos e assegura o bem-estar da sociedade ao verificar que as obras e serviços – públicos ou privados – estão sendo realizados por profissionais capacitados e de conhecimento técnico, que agem em conformidade com as legislações vigentes nos municípios e no estado.

Ao se registrar no Conselho os Engenheiros, Agrônomos e Geocientistas obtêm títulos e registros, garantindo que estão aptos a exercer os conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica, e passam a fazer parte de um sistema (Sistema Confea/Crea/Mútua) do qual têm acesso a diversos serviços e benefícios.

Se pegarmos como exemplo o quesito de qualificação, o Crea-PR oferece anualmente mais de 20 cursos gratuitos de aperfeiçoamento técnico on-line para o desenvolvimento de soft skills, também conhecidas como habilidades interpessoais. Também por meio de aportes financeiros disponibilizados pelo Conselho – via editais de chamamentos públicos – as Entidades de Classe organizam eventos, cursos técnicos e publicações que difundem conhecimento a milhares de profissionais e acadêmicos. Além disso, convênios assinados com instituições de ensino possibilitam ótimos descontos em cursos de graduação e pós-graduação, que podem ser feitos também pelos familiares de nossos profissionais registrados e estudantes.

Se falarmos de ferramentas que facilitam o dia a dia do profissional proporcionadas pelo Sistema Confea/Crea podemos destacar Livro de Ordem digital, que permite implantar um diário de obras vinculado à plataforma exclusiva de serviços digitais do Crea-PR; acesso à Câmara de Mediação e Arbitragem, que encurta caminhos e evita judicialização de situações corriqueiras; tabelas referenciais de honorários, que são criadas pelas Entidades de Classe; acesso sem custo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em qualquer unidade do Crea-PR ou das Entidades de Classe parceiras e/ou descontos de até 66% no ato de aquisição de normas ou cursos da ABNT.

Com o objetivo de colaborar na inclusão de jovens profissionais no mercado de trabalho, o Crea-PR disponibiliza um Banco de Estágio e Empregos que integra mais de 20 mil empresas registradas no Conselho. Lá, os profissionais podem publicar seus currículos para ter acesso a recrutadores e oportunidades. Para que este profissional esteja ainda mais preparado para as oportunidades que chegarem, o Crea-PR desenvolveu o Manual do Jovem Profissional com diversas informações sobre o exercício das profissões e as atribuições do seu Conselho de Classe.
Também, periodicamente, o Crea-PR publica Cadernos Técnicos que abordam temas como licitações, estudos de viabilidade, projetos, normas e minutas do Tribunal de Contas da União (TCU), entre outros.

Outro grande diferencial oferecido pelo Sistema Confea/Crea é a Caixa de Assistência aos Profissionais, a Mútua. Por meio dela, é possível obter recursos para investimentos em equipamentos, veículos, férias e imóveis. As taxas de juros são absurdamente inferiores às praticadas no mercado financeiro. “Ainda há benefícios assistenciais como seguro de vida, pecúlio e funeral. O simples ato de se associar já garante acesso a todos os benefícios e um seguro de vida”, explica Claudemir Prattes, Gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR. O Garante Saúde, por exemplo, é um dos melhores programas de assistência à saúde oferecidos no mercado. Pode ser usado em casos de atendimento médico, hospitalar, odontológico, compra de remédios e até pagamento de planos de saúde. A taxa de administração é a menor do mercado, com taxa de juros que varia entre 0,30 e 0,40% ao mês. Um grande diferencial é o plano de previdência privada oferecido pela Mútua, que hoje é o produto mais acessado pelos nossos profissionais, com diferenciais significativos aos planos existentes no mercado.

Ainda na linha financeira, o Sistema oferece a Cooperativa CredCrea, que tem em seu cardápio de serviços tudo o que podemos encontrar em qualquer grande rede bancária, no entanto, a custos mais baixos. “Há linhas de acesso a recursos que ampliam o braço assistencial, como cartões de crédito e até financiamentos imobiliários nos mesmos padrões de bancos estatais. A CredCrea não é apenas um banco, é uma forma de trabalho sem fins lucrativos e, ainda, devolve anualmente dividendos aos profissionais, empresas, estudantes e seus familiares cooperados”, argumenta Prattes.

Somado a todos esses benefícios diretos disponibilizados aos profissionais vinculados, o Crea-PR cumpre seu papel, representando e defendendo os interesses de Engenheiros, Agrônomos e Geocientistas junto aos órgãos públicos. Um bom exemplo é o programa Agenda Parlamentar, cujo objetivo é contribuir com a gestão pública através de propostas e soluções na implantação de políticas públicas. Reivindicamos, junto aos gestores municipais, estaduais e nacionais, a participação de profissionais nos quadros técnicos das secretarias e o fortalecimento de projetos de Engenharia, Agronomia e Geociências públicas, como o Programa Casa Fácil, Campo Fácil e ART Social. Esses projetos têm o objetivo de prestar assistência técnica gratuita à população vulnerável na construção da casa própria e melhorias na agricultura familiar. Em âmbito estadual, continuamos trabalhando na implantação da Frente Parlamentar de Engenharia, Agronomia e Geociências junto à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, a qual deve trazer participação ainda mais ativa nas políticas públicas estaduais. Isso sem contar o relacionamento e sintonia que o Crea-PR tem com as secretariais do governo do Estado. As pastas principais são conveniadas ao Conselho, o que possibilita troca de informações que promovem fiscalizações mais eficientes e inserções de profissionais – a Residência Técnica é um bom exemplo.

Ultrapassando as fronteiras do Paraná, o Confea mobiliza forças na articulação com deputados e senadores na defesa intransigente das nossas profissões e profissionais.

Diante do exposto fica claro que o Sistema Confea/Crea é um verdadeiro prestador de serviços, do dia um da universidade até o momento de sua aposentadoria. No decorrer da vida profissional investimos em proporcionar aperfeiçoamento científico, inserção no mercado de trabalho, formação de network, fortalecimento de cargos públicos e ferramentas tecnológicas que facilitam a prática laboral. Do ponto de vista pessoal, fornecemos linhas de crédito para serviços de saúde e previdência privada, não só para o profissional, mas para toda a família.

Estamos presentes para você, por nós e para toda a sociedade!


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *