Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/05/crea-pr-realiza-preparacao-para-entidades-de-classe-atuarem-em-defesa-das-profissoes/>.
Acesso em 28/03/2024 às 20h30.

Crea-PR realiza preparação para Entidades de Classe atuarem em defesa das profissões

23 de maio de 2022, às 19h33 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

Nos dias 19 e 20 representantes de 63 Entidades de Classe estiveram reunidos em Cascavel para participar do 6º Seminário do Programa de Apoio às Entidades de Classe do Crea-PR. Com o tema ‘Agenda Parlamentar do Crea-PR’, o evento promoveu a integração de dirigentes de Entidades e lideranças do Sistema Confea/Crea no Paraná e sua preparação para atuar em defesa das profissões em questões legislativas. Esta ação faz parte do Planejamento Estratégico do Crea-PR e é coordenada pelo Colégio Regional de Entidades de Classe (CDER).

Representantes de entidades, instituições de ensino, inspetores, Mútua-PR e, ao fundo, o presidente do Crea-PR na tela, na abertura do 6º Seminário do ProEC.

Participaram da abertura o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, de forma virtual, e presencialmente o coordenador do CDER, Eng. Amb. Luiz Guilherme Grein Vieira, o coordenador do CDIN – Colégio de Inspetores Estadual, Eng. Eletric. Gilberto Dias de Melo, o coordenador do CIE – Colégio de Instituições de Ensino Estadual, Eng. Agr. José Abramo Marchese, o diretor geral da Mútua-PR, Eng. Civ. Julio Cesar Vercesi Russi, o conselheiro federal, Eng. Agr. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, e o presidente da Areac – Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel, que foi sede do evento, Eng. Agr. Cesar Veronese.

O presidente do Crea-PR disse ser muito importante esse encontro de representantes de praticamente todas as Entidades de Classe registradas no Crea-PR para essa preparação de um trabalho que será feito em conjunto, por meio de ações da Agenda Parlamentar. Para ele, “a Agenda tem sido um sucesso, a rodada que fizemos em 2021 com as prefeituras, desenvolvimento de novos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs), trouxeram bons exemplos de políticas que deram certo como resultado das ações da Agenda Parlamentar”. Ele explica que por isso este evento foi organizado de forma diferente, como uma preparação para a movimentação que vai acontecer no início de junho, dia 07, “quando estaremos na Sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em defesa da criação de uma Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia e Geociências para o desenvolvimento sustentável no estado, como já ocorre em nível nacional, pata tratar de questões pertinentes às nossas profissões, por meio de melhorias na legislação, entre outras ações”, diz.

O gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes, fez uma apresentação geral do ProEC, explicando as ações que o conselho faz e, prol da sustentabilidade das Entidades.

Em seguida foi a vez do diretor legislativo da Alep, Dillyardi Alessi, realizar uma apresentação detalhada sobre o funcionamento da Alep. Ele falou sobre os procedimentos pelos quais as matérias precisam passar dentro do Legislativo estadual, desde a criação dos projetos, passando pelas comissões e processo de votações, até se tornar de fato uma lei estadual. Comentou ainda sobre como é possível abordar os parlamentares para sugerir pautas e projetos.

Seguindo, o presidente Ricardo Rocha retornou para explicar a todos o roteiro de atividades na Alep para o dia 07 de junho, além do 2º Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR.

A equipe do Crea-PR apresentou um minucioso estudo de todos os projetos de lei que tramitam hoje na Assembleia, destacando todos os que tem algum impacto nas profissões do Sistema Confea/Crea: Engenharias, Agronomia e Geociências. Com essa seleção, os representantes presentes tiveram a oportunidade de priorizar aqueles projetos que devem ser foco do trabalho inicial da Agenda com a Frente Parlamentar da Engenharia.

_______________________________________________________________________________

Veja aqui o álbum de fotos do dia 19 de maio

_______________________________________________________________________________

Bons exemplos – resultados da Agenda Parlamentar

No segundo dia do 6º Seminários do ProEC foram apresentados cinco casos de sucesso na sustentabilidade das Entidades de Classe focados em políticas públicas.

O case ‘Projetek – Universidade Estadual de Londrina’ foi apresentado pelo prof. Dr. Eng. Civ. Aron Lopes Petrucci. O Projetek é um espaço instalado no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), no Campus da UEL e deve atender demandas de empreendimentos públicos de cidades com menos de 30 mil habitantes e que não dispõem de setores de projetos. A apresentação contou também com a participação do coordenador de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o geógrafo Marcos Pelegrina.

_______________________________________________________________________________

Veja outras notícias sobre o Projetek:

Notícia: Presidente do Crea-PR participa do evento técnico do Projetek e visita universidade, em Londrina

Notícia: Crea-PR apresenta modelo do Projetek para implantação em municípios da AMOP

_______________________________________________________________________________

O case ‘Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC)’ foi apresentado pelo diretor presidente do Instituto, Tales Riedi Guilherme. Desde 2017 o Instiuto realiza projetos voltados ao desenvolvimento da cidade de Cascavel. Inspirados pela cena urbana, o objetivo principal do trabalho é estabelecer uma estratégia de desenvolvimento sustentável de longo prazo para o município, a partir do planejamento e da estruturação de procedimentos inovativos e tecnológicos. Saiba mais aqui.

_______________________________________________________________________________

O case ‘Inovações no Projeto Casa Fácil – COHAB/Crea/CEAL/Universidades’ foi apresentado pelo Arq. Luiz Cândido de Oliveira, diretor presidente da Cohab Londrina. Alguns aspectos interessantes citados são a assistência técnica por profissional da Cohab sem custo para o beneficiado, eles têm um escritório próximo ao local onde estão sendo construídas as casas e fornecem projeto, alvará, habite-se, etc.; redução da taxa da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica); regularização do terreno; calçadas com acessibilidade; iluminação com eficiência energética; entre outros benefícios.

_______________________________________________________________________________

O case ‘Implantação do Instituto Ambiental de Maringá (IAM)’ foi apresentado pelo Eng. Agr. Osvaldo Danhoni. O Instituto tem autonomia e independência em relação à prefeitura. Os licenciamentos, a maior parte até então, eram feitos pelo Governo do Paraná por meio do Instituto Água e Terra, da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). A aprovação dos licenciamentos, em alguns casos, levava quase um ano para ser liberada, ocasionando prejuízos para empreendedores e para a comunidade. Agora, a expectativa é a liberação em menor tempo.

Além da agilidade nos processos, a nova estrutura fará com que os recursos fiquem na cidade, pois os recursos arrecadados com esses procedimentos ficarão na Prefeitura de Maringá para serem revertidos em melhorias na cidade. Caberá ao instituto licenciar e/ou fiscalizar empresas de impactos ambientais, como indústrias, oficinas, hotéis, motéis, lava-jato, loteamentos, entre outras. Essa agilidade permitirá as empresas começarem a trabalhar mais rapidamente, gerando emprego e renda.

O instituto será informatizado e entre as primeiras ações do órgão estão agilizar procedimentos (como licenciamentos), ampliar as ações e acordos que transformam as multas efetuadas em benefícios para a cidade, ampliar o quadro de profissionais técnicos e acelerar a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

_______________________________________________________________________________

Para apresentação do case ‘Pavimentação de Estradas Rurais, Internet no Campo e Implantação da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação de Pato Branco’, esteve presente o Eng. Agr. Clodomir Ascari, presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná e vice-presidente do Crea-PR. Ele explicou sobre os Programas Asfalto no Campo e Agronet.

_______________________________________________________________________________

Finalizando o evento, o palestrante Rodrigo Fornos, Jornalista, falou de “Mídia training, comunicação, apresentação pessoal e advocacy”.

_______________________________________________________________________________

Veja aqui o álbum de fotos do dia 20 de maio.

_______________________________________________________________________________

Texto: Débora Pereira – Comunicação Crea-PR


Comentários

  1. Herbert H. Niederheitmann Jr says:

    Que bom ver a Engenharia Florestal representada junto ao CREA PR, ou não…

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *