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Acesso em 12/04/2024 às 15h31.

Plenária dos Colegiados Regionais – Pato Branco

24 de março de 2021, às 12h37 - Tempo de leitura aproximado: 9 minutos

O ciclo de encontros das Plenárias dos Colegiados teve o seu quinto encontro realizado nesta última terça-feira, 23/03, tendo como sede a Regional Pato Branco. O encontro, que contou com a participação de 56 profissionais, tem como objetivo aproximar e estreitar relações entre Inspetores, Conselheiros titulares e suplentes e administração do Conselho, além de representantes de Entidades de Classe, Instituições de Ensino, profissionais, empresas, órgãos públicos e representantes da sociedade.

Confira como estão sendo os outros encontros nas Regionais.

“O pessoal aqui da Regional é muito comprometido com o Conselho. A palavra de todos aqui nessa reunião é essencial, a do Presidente, a dos Gerentes, dos representantes de entidades, do CreaJr, todos! Nosso objetivo aqui é mostrar algumas ações recentes do Conselho e buscar um alinhamento junto com os presentes para ações futuras. Aqui na região sudoeste temos diversos profissionais dentro do Crea, em associações, em cargos importantes do Conselho, no CreaJr, no Comitê Mulheres, é muito legal ver essa movimentação por parte da região”, comentou o Gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR, Eng. Civ. Diogo Colella.

Após a abertura feita por Diogo, o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, complementou.”Se por um lado estamos enfrentando dificuldades, por outro estamos superando desafios. O Crea-PR está focado em seu trabalho finalístico, atendendo nossos profissionais, fiscalizando, inovando e trabalhando muito para manter as atividades que nos são delegadas por lei. Agradeço a todos que têm nos ajudado a manter o nosso trabalho”, disse.

A reunião iniciou, assim como nas outras regionais, com a pauta dos Editais de Chamamento. O Presidente Ricardo Rocha, acompanhado do Gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI – do Crea-PR, Claudemir Prattes, conversou um pouco com os presentes sobre a participação das Entidades de Classe no primeiro Edital de Chamamento Público de 2021, além de comentar também sobre a continuidade das ações dos Editais de 2020. “Estamos elaborando novas formas para realizar os editais, a pandemia está impossibilitando eventos presenciais, mas estaremos trabalhando com novas maneiras de realizá-los, on-line. Gostaria de destacar o trabalho das Entidades da região, que sempre nos presenteiam com belas revistas técnicas”, enfatizou o Presidente Ricardo. Após a fala do Presidente, o Gerente Claudemir frisou a data da segunda etapa dos Editais de Chamamento. “A segunda etapa está aberta até o dia 23 de abril. Podem ser feitos eventos híbridos, 100% digitais, temos um orçamento interessante disponibilizado às Entidades. Usem a abusem da nossa consultoria disponibilizada pelo ProEC – Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe”, reforçou o Gerente.

A reunião foi recheada de debates entre os profissionais do sudoeste e a direção do Crea-PR, a cada troca de tema, engenheiros e engenheiras tiravam suas dúvidas com relação aos temas discutidos anteriormente.

Na sequência, o Presidente Ricardo explicou sobre a nova área do site do Conselho dedicado aos posicionamentos do Crea-PR. “A questão dos posicionamentos vem sendo trabalhada desde o início da nossa gestão, constantemente divulgamos para todos os veículos de imprensa do estado a nossa posição através de artigos. Neste ano, além dessa questão, definimos que era necessário estar presente em mais debates, mostrando ao profissional e à sociedade nosso posicionamento sobre assuntos importantes do nosso dia a dia, como por exemplo a questão do alvará e habite-se e o novo modelo de Concessão de Rodovias no Estado do Paraná“, comentou Ricardo.

Durante o debate sobre os posicionamentos, foi votada e aprovada por unanimidade a criação da Comissão da Regional Pato Branco que cuidará do assunto da concessão de rodovias na região. O processo estará sendo adotado em todas as oito regionais do Crea-PR. A Comissão de Pato Branco será composta pelos profissionais: (1) Engenheiro Agrônomo Dirceu Schnem (Presidente da AEA-FB), (2) Engenheiro Agrônomo Clodomir Luiz Ascari (Vice-Presidente do Crea-PR, Conselheiro pela AEA-PB e Presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná), (3) Engenheira Civil Regina de Toni (Inspetora da Inspetoria de Realeza), (4) Conrad Auffinger (Presidente Associação Engenheiros de Palmas), (5) Vinícius Perin (Presidente SUDENGE), (6) Orley Jair Lopes (AEA-FB, Conselheiro Crea-PR), (7) Sergio Luiz Masutti (AREA-PB, Inspetor), (8) Eleandro José Brun (Conselheiro Crea-PR).

Planejamento Estratégico

Seguindo a pauta, Ricardo comentou sobre o novo Mapa Estratégico do Conselho. “Um novo início de gestão pede um novo Planejamento Estratégico. Nesses próximos três anos estaremos trabalhando diversas questões que ficaram em a ver de 2018 a 2020. Neste slide vocês conseguem ver como está sendo trabalhada a gestão desde o dia 1° de janeiro de 2021”. Confira os objetivos do novo Planejamento Estratégico na imagem ao lado. “Esse Planejamento Estratégico é um reconhecimento da Diretoria para com os que participaram do processo, diversas pessoas foram ouvidas na produção dele”, disse Gerente Diogo. Encerrando a fala sobre o Planejamento, Claudemir destacou os temas do planejamento. “Aqui vocês veem algo que não existe em outros planos, os parceiros. Nós estamos tendo um olhar especial com o nossos parceiros, entidades, instituições de ensino, entre outros”.

Em seguida, Claudemir divulgou o novo curso do Crea-PR “Apresentando o Sistema Confea/Crea/Mútua“, conjunto de aulas disponibilizadas no moodle.crea-pr.org.br, preparadas por profissionais do Crea-PR, com o objetivo de apresentar informações importantes sobre o Sistema, sua finalidade e recursos. “Esse é o primeiro de outros 17 cursos que estamos planejando disponibilizar neste ano de 2021, tem muita coisa boa vindo por aí, participem!”, pontuou Claudemir durante sua fala. O Eng. Orlei, após a fala do Claudemir, elogiou os cursos. “O conteúdo deste primeiro curso é muito bom e com certeza estarei participando de outros”, comentou.

Encerrando o momento inicial, a apresentação da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua/PR, representada pelos Diretores Geral, Eng. Civ. Julio Russi, Financeiro, e Administrativo, Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron, contou com temas relacionados a convênios e benefícios da Entidade para os associados a ela, como o Divulga Mútua, TECNOPREV, entre outros. Saiba mais clicando aqui.

Finalizando as apresentações da noite, foi iniciada a atividade dos Grupos de Trabalho com as Entidades de Classe (CDER) e os Inspetores (CDIN).

GT CDIN

“O Colégio de Inspetores tem um papel extremamente importante na fiscalização, pois através deles conseguimos ampliar os nossos olhos. Detectar novos nichos de fiscalização e indicar situações irregulares são algumas de suas funções. Com os debates entre esse Colegiado, do qual os conselheiros também fazem parte, conseguimos cada vez mais melhorar os resultados desta nossa atividade finalística, de fiscalização do exercício profissional”, pontuou a Coord. do GT e Facilitadora do Departamento de Fiscalização, Eng. Milena Aguiar.

GT CDER

“Este grupo temático teve como objetivo debater e elaborar um posicionamento regional sobre a nova concessão de rodovias. O Crea tem um posicionamento estadual e estes grupos estão sendo criados para avaliarem aspectos regionais que servirão de complemento ao posicionamento do Crea”, comentou o Coordenador do GT, Claudemir.

 

Participaram da reunião em Pato Branco:

Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, Presidente Crea-PR; Eng. Seg. Trab. Natielen Somariva Toledo Penso, Inspetora , Inspetoria de Francisco Beltrão; Eng. Agr. Jhuly Caroline Biava, Inspetora , Inspetoria de Francisco Beltrão; Eng. Civ. Wandrey Angelo Zatta, Inspetor , Inspetoria de Francisco Beltrão; Eng. Mec. Cesar Rubert, Inspetor , Inspetoria de Francisco Beltrão; Eng. Quím. Marco Antonio Bau de Carli, Inspetor , Inspetoria de Francisco Beltrão; Eng. Civ. Thiago Aurélio Lorenzetti, Conselheiro Suplente SUDENGE, Inspetoria de Francisco Beltrão; Eng. Ftal. Eleandro José Brun, Conselheiro AEFOS, Inspetoria de Francisco Beltrão; Eng. Ftal. Flávia Gizele Konig Brun, Conselheira Suplente UTFPR, Inspetoria de Francisco Beltrão; Eng. Ftal. Suzamara Biz, Presidente AEFOS, Inspetoria de Francisco Beltrão; Eng. Civ. Itamir Montemezzo, Conselheiro IEP, Inspetoria de Francisco Beltrão; Eng. Civ. Vinicius Perin, Presidente SUDENGE, Inspetoria de Francisco Beltrão; Eng. Agr. Dirceu Schnem, Presidente AEA-FB, Inspetoria de Francisco Beltrão; Eng. Agr. Orley Jayr Lopes, Conselheiro AEA-FB, Inspetoria de Francisco Beltrão; Eng. Agr. Valdemir José Gnoatto, Conselheiro Suplente AEA-FB, Inspetoria de Pato Branco; Eng. Seg. Trab. Grasielle Adriane Toscan Lorencetti, Inspetora , Inspetoria de Pato Branco; Eng. Civ. Alvaro Scariot Junior, Inspetor , Inspetoria de Pato Branco; Eng. Quím. William Cezar de Souza Pollonio Machado, Inspetor , Inspetoria de Pato Branco; Eng. Agr. Jorge Jamhour, Inspetor , Inspetoria de Pato Branco; Eng. Elet. Sergio Luiz Masutti, Presidente AREA-PB, Inspetor, Inspetoria de Pato Branco; Eng. Civ. Rafael Fontes Moretto, Conselheiro AREA-PB, Inspetoria de Pato Branco; Eng. Agr. Clodomir Luiz Ascari, Conselheiro AEA-PB, Inspetoria de Pato Branco; Eng. Agr. Marlene de Lourdes Ferronato, Conselheira Suplente AEA-PB, Inspetoria de Pato Branco; Eng. Elet. Ricardo Bertoncello, Conselheiro FADEP, Inspetoria de Pato Branco; Eng. Elet. Santo Tiveroli Filho, Conselheiro Suplente UTFPR, Inspetoria de Pato Branco; Eng. Agr. Edson Roberto Silveira, Presidente AEA-PB, Inspetoria de Pato Branco; Eng. Civ. Vitor Ivan Pretto Guerra, Conselheiro Mater Dei, Inspetoria de Pato Branco; Eng. Agr. Vicente Lucio Michaliszyn, Conselheiro Mater Dei, Inspetoria de Pato Branco; Eng. Civ. Regina de Toni, Inspetora , Inspetoria de Realeza; Eng. Civ. Barbara Carolina Daltoe Maccarini, Presidente ASSEFI, Inspetoria de Realeza; Eng. Agr. José Roberto Winckler, Inspetor , Inspetoria de Palmas; Enc. Civ. Barbara Meurer, Inspetora , Inspetoria de Palmas; Eng. Civ. Conrad Auffinger, Presidente AEP, Inspetoria de Palmas; Enc. Civ. Karlize Possanske da Silva, Conselheira AEP, Inspetoria de Palmas; Enc. Civ. Rafael Lima da Luz, Conselheiro Suplente AEP, Inspetoria de Palmas; Eng. Agr. José Abramo Marchese, Coordenador Regional CIE, Inspetoria de Pato Branco; Eng. Eletr. Cleidimar Nardi, Membro CIE, Inspetoria Francisco Beltrão; Renata Voitena, Coordenadora Regional CreaJr, UTFPR Dois Vizinhos; Pamela Beatriz de Souza, Coordenadora Adjunta Regional CreaJr, UTFPR Dois Vizinhos; Leonardo Belotto, Membro Dirigente CreaJr, UTFPR, Pato Branco; Eng. Civ. Julio Russi, Diretor Geral Mútua-PR; Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron, Diretor Administrativo Mútua-PR; Eng. Mec. Harlon Luna Ferreira, Diretor Financeiro Mútua-PR; Eng. Civil Samir Jorge, Assessor de Gestão de Políticas Públicas Crea-PR; Eng. Agr. Ana Paula Afinovicz, Gerente Regional Ponta Grossa Crea-PR; Eng. Agr. Eduardo Ramires, Gerente Regional Curitiba Crea-PR; Eng. Quím. Milena Ferreira Ribas Pereira Coelho de Aguiar, Gerente em exercício do Departamento de Fiscalização Crea-PR; Adm. Claudemir Marcos Prattes, Gerente Departamento de Relações Institucionais Crea-PR; Agente de Fiscalização Eng. Quím. Tiago de Souza Godoi Junior, Crea-PR; Jornalista Lucas Nogas, Crea-PR; Agente de Fiscalização Eng. Agr. Gilmar Pernoncini Ritter, Agente de Fiscalização Crea-PR; Agente de Fiscalização Josemar da Cruz, Crea-PR; Agente de Fiscalização Marco Antônio de Souza, Crea-PR; Agente de Fiscalização Vilson Patel Junior, Crea-PR; Agente Administrativo Juliano da Silva, Crea-PR; Eng. Civ. Diogo Artur Tocacelli Colella, Gerente Regional Pato Branco Crea-PR.


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