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Acesso em 12/04/2024 às 13h52.

Plenária dos Colegiados Regionais – Londrina

23 de março de 2021, às 11h21 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

O ciclo de encontros das Plenárias dos Colegiados teve o seu quarto encontro realizado nesta última segunda-feira, 22/03, tendo como sede a Regional Londrina. O encontro tem como objetivo aproximar e estreitar relações entre Inspetores, Conselheiros titulares e suplentes e administração do Conselho, além de representantes de Entidades de Classe, Instituições de Ensino, profissionais, empresas, órgãos públicos e representantes da sociedade.

Confira como estão sendo os outros encontros nas Regionais.

O Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, abriu a reunião falando sobre algumas ações recentes do Conselho, destacando o próximo evento do Crea, a Live desta quinta-feira (25). “No momento que estamos vivendo, de pandemia e isolamento social, achamos necessário explicar ao profissional e a sociedade como vem funcionando as fiscalizações remotas, principalmente no âmbito da agronomia. Por isso, nessa próxima quinta, às 17h, o Crea-PR realizará uma live para debater sobre as fiscalizações à distância na agronomia durante a pandemia”, comentou Ricardo em sua fala de abertura. Saiba mais sobre a Live do Crea-PR.

A reunião iniciou, assim como nas outras Regionais, com a pauta dos Editais de Chamamento. O Presidente Ricardo Rocha, acompanhado do Gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI – do Crea-PR, Claudemir Prattes, conversou um pouco com os presentes sobre a participação das Entidades de Classe no primeiro Edital de Chamamento Público de 2021, além de comentar também sobre a continuidade das ações dos Editais de 2020. “Estamos elaborando novas formas para realizar os editais, a pandemia está impossibilitando eventos presenciais, mas estaremos trabalhando com novas maneiras de realizá-los, on-line”, enfatizou o Presidente Ricardo. Colaborando com a fala do Presidente, o Gerente da Regional Londrina, Eng. Eletric. Edgar Tsuzuki, comentou sobre alguns eventos que já vem sendo realizados de forma virtual. “Existem vários projetos nesse sentido em andamento no momento, projetos do Ceal, do norte pioneiro, da associação dos agrônomos, várias associações aqui da região estão apostando em eventos on-line desde o ano passado”, complementou Edgar.

Após a fala, o Gerente Claudemir frisou a data da segunda etapa dos Editais de Chamamento. “A segunda etapa está aberta até o dia 23 de abril. Podem ser feitos eventos híbridos, 100% digitais, temos um orçamento interessante disponibilizado às Entidades. Usem a abusem da nossa consultoria disponibilizada pelo ProEC – Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe”, reforçou o Gerente que em seguida fez um destaque para a regional, que é uma das que mais faz uso dos Editais de Chamamento. “Gostaria de fazer um destaque às Entidades aqui da região, em especial ao CEAL, pela utilização dos Editais de Chamamento com tanta responsabilidade e assertividade”, finaliza.

Na sequência, o Presidente Ricardo explicou sobre a nova área do site do Conselho dedicado aos posicionamentos do Crea-PR. “A questão dos posicionamentos vem sendo trabalhada desde o início da nossa gestão, constantemente divulgamos para todos os veículos de imprensa do estado a nossa posição através de artigos. Neste ano, além dessa questão, definimos que era necessário estar presente em mais debates, mostrando ao profissional e à sociedade nosso posicionamento sobre assuntos importantes do nosso dia a dia, como por exemplo a questão do alvará e habite-se e o novo modelo de Concessão de Rodovias no Estado do Paraná“, comentou Ricardo.

Durante o debate sobre os posicionamentos, foi votada e aprovada por unanimidade a criação do Grupo Temático da Regional Londrina que cuidará do assunto da concessão de rodovias na região. O processo estará sendo adotado em todas as oito regionais do Crea-PR. A Comissão de Londrina será composta pelos profissionais: Eng. Civil Carlos José Marques da Costa Branco (Coordenador do CDER-RLDA e Presidente do CEAL), Eng. Mecânico Aylton Veronez Júnior (Presidente da AEABAN), Eng. Civil Giovanne dos Santos Leite (Inspetor de Santo Antônio da Platina), Eng. Civil Nilton Batista Prado (Conselheiro Crea-PR da ANPEC), Eng. Eletricista Brazil Alvim Versoza (Conselheiro do Crea-PR pelo CEAL e Diretor do Crea-PR), Eng. Eletricista Marco Antônio Ferreira Finhocchio (Conselheiro pela UTFPR e Diretor do Crea-PR), Gilberto Dias de Melo (Inspetor do Crea-PR), José Fernando Garla (Presidente da CEEP), Nilton Camargo Costa (Conselheiro do Crea-PR).

Planejamento Estratégico

Seguindo a pauta, Ricardo comentou sobre o novo Mapa Estratégico do Conselho. “Um novo início de gestão pede um novo Planejamento Estratégico. Nesses próximos três anos estaremos trabalhando diversas questões que ficaram em a ver de 2018 a 2020. Neste slide vocês conseguem ver como está sendo trabalhada a gestão desde o dia 1° de janeiro de 2021”. Confira os objetivos do novo Planejamento Estratégico na imagem ao lado.

Em seguida, Claudemir divulgou o novo curso do Crea-PR “Apresentando o Sistema Confea/Crea/Mútua“, conjunto de aulas disponibilizadas no moodle.crea-pr.org.br, preparadas por profissionais do Crea-PR, com o objetivo de apresentar informações importantes sobre o Sistema, sua finalidade e recursos. “Esse é o primeiro de vários outros cursos que estamos planejando disponibilizar neste ano de 2021, tem muita coisa boa vindo por aí, participem!”, pontuou Claudemir durante sua fala.

Novos cursos

Encerrando o momento inicial, a apresentação da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua/PR, representada pelos Diretores Geral, Eng. Civ. Julio Russi, Financeiro, Eng. Mec. Harlon Luna Ferreira, e Administrativo, Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron, contou com temas relacionados a convênios e benefícios da Entidade para os associados a ela, como o Divulga Mútua, TECNOPREV, entre outros. Saiba mais clicando aqui. A apresentação foi seguida da fala da representante do CredCrea, Andréia Milane, sobre a Cooperativa de Crédito dos Profissionais dos CREAs e demais Áreas Tecnológicas – CREDCREA, órgão que tem como objetivo dar acesso a serviços financeiros com condições atrativas e diferenciadas do mercado. Saiba mais.

 

Então foi iniciada a atividade dos Grupos de Trabalho com as Entidades de Classe (CDER) e os Inspetores (CDIN).

GT CDIN

“O Colégio de Inspetores tem um papel extremamente importante na fiscalização, pois através deles conseguimos ampliar os nossos olhos. Detectar novos nichos de fiscalização e indicar situações irregulares são algumas de suas funções. Com os debates entre esse Colegiado, do qual os conselheiros também fazem parte, conseguimos cada vez mais melhorar os resultados desta nossa atividade finalística, de fiscalização do exercício profissional”, pontuou a Coord. do GT e Facilitadora do Departamento de Fiscalização, Eng. Milena Aguiar.

GT CDER

“Este grupo temático teve como objetivo debater e elaborar um posicionamento regional sobre a nova concessão de rodovias. O CREA tem um posicionamento estadual e estes grupos estão sendo criados para avaliarem aspectos regionais que servirão de complemento ao posicionamento do CREA”, comentou o Coord. do GT, Claudemir.

Participaram da reunião em Londrina:

Antonio Marlon; Guilherme Guimarães; José Fernando Garla; Luiz Eduardo Caron; Nilton Camargo Costa; Claudemir Marcos Prattes; Alexandre Fleuringer; Israel de Morais
Edgar Matsuo Tsuzuki; Milena Pereira Aguiar; Ricardo Rocha de Oliveira; Anderson Luis Weiss; André Vinicius Pagani Szajda; Andreia Milaine Siqueira; Antonio Vincenzi; Bruna Merigio Alcantara; Candido Natalio Malaguido; Carla Mara D alexandre; Carlos José Marques da Costa Branco; Ciro Daniel Marques Marcolini; Edipo Henrique Da Silva ; Edison Archela; Eduardo Ramires; Elaine Krezanouski Tonelli; Elizandra Gonçalves Taques Sartori; Fabiana Yuka Sasaki Endo; Francisco Augusto Foggiato Alvim; Gilberto Dias de Melo; Giovanne dos Santos Leite; Wagner Fontes Godoy; Helio Silveira Ribas; Márcio Massashiko Hasegawa; Márcio Mendonça; Isabella Regina Fulan; José Mariano de Macedo; Lorian Voigt Gair; Lucas Aron Nogas; Marco Finocchio; Marcos Dantas; Maria Clarice de Oliveira Rabelo; Nilton Batista Prado; Renato Augusto Pereira Lima; Fernando Ribeiro dos Santos; Ricardo Di Tommaso Bastos; Rogério Di Credo Gilioli; Samir Jorge; Tatiane Vollf Melo; Thais Daniela Lima Goncalves; Theodore Alexander De Campos Stihaienco; Valdemir Antunes; Wilson Aparecido da Silva; Jean Pierre Correia; CostaAmarildo Pasini; Marcos Vinícius Costa Rodrigues; Regis Landi Tambasco; Abel Scripes.

 

Comitê Mulheres do Crea-PR

Durante esta semana, até o início de abril, juntamente com as reuniões de Governança Cooperativa do Crea-PR, acontecem os encontros Regionais do Comitê Mulheres do Crea-PR, iniciados pela Regional Maringá, nesta segunda-feira, 22. Na pauta estão a apresentação e debate sobre o Plano de Trabalho para 2021, as coordenadorias regionais e sugestões de ações para este ano.

Na Regional Maringá participaram 50 pessoas, entre elas a coordenadora estadual do Comitê, conselheira eng. civ. Karlize Posanske, a coordenadora do Comitê Mulheres Regional Maringá Keila Regina Uezi, a coordenadora adjunta do Comitê Gabrielli Milani, a conselheira federal suplente eng. agr. Márcia Laino, o gerente Regional eng. civ. Hélio Xavier Filho, a presidente da Aeam e coordenadora do Cder Aline Priscila Bortolott, a presidente AREA-CM Paula Cristina De Souza, a coordenadora de curso Maria Alessandra Mendes, a diretora do Senge Maringá Gislaine Lara Bussolo, a diretora do Senge Campo Mourão Losani Perotti, a membro dirigente da Comissão Regional do CreaJr Bruna Rizzo Milagres, e outras conselheiras, inspetoras, funcionárias do Crea-PR e profissionais convidadas.
A coordenadora Karlize agradeceu muito a participação de todas e acredita que “nossa união e nosso trabalho como profissionais contribuirá cada vez mais para ganharmos o respeito e as posições de destaque que merecemos”.


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