Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/03/governanca-encerra-em-maringa/>.
Acesso em 12/04/2024 às 13h59.

Maringá fecha os encontros da Governança Cooperativa no primeiro semestre

29 de março de 2023, às 21h05 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

Representantes de Entidades de Classe, de Instituições de Ensino, CreaJr-PR, conselheiros e inspetores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) participaram, nesta quarta-feira (29), do último encontro da Governança Cooperativa do Crea-PR neste primeiro semestre, evento sediado em Maringá.

Com o objetivo de ouvir quem está atuando no mercado, nas Entidades de Classe e nas Instituições de Ensino Superior, para pensar melhorias para o sistema profissional e do planejamento de trabalho, o Crea-PR realiza duas vezes por ano, nas oito regionais, encontros com lideranças regionais e entidades.

“Nos propomos a fazer uma gestão participativa no estado e isso ocorre, justamente, em momentos como esse, da Governança Cooperativa. Tivemos excelentes resultados nos encontros deste semestre, ampliando nossa visão sobre as necessidades de cada região. A participação e debate da classe é tão necessária e sabemos que é nosso diferencial aqui no Paraná”, celebrou o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

Em uma programação bastante produtiva, a governança contou com quatro reuniões distintas: do Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER), do Colégio de Inspetores (CDIN), do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) e, por fim, a Plenária dos Colegiados.

Colégio de Instituições de Ensino – CIE

Na reunião com os coordenadores de cursos e outros representantes das instituições de ensino, o conselheiro do Crea-PR e representante da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP), Eng. Civ. Dante Medeiros falou sobre o que o Sistema Profissional pode oferecer para aumentar a parceria com as universidades. Ele ressaltou toda a história das engenharias no Brasil e como as leis foram se adaptando às novas demandas da sociedade.

Conselheiro Dante.

Dante também ressaltou a importância do CreaJr; a participação dos docentes no Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR e as indicações ao Prêmio Melhores TCCs – que encerram em maio.

Em seguida, o gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI – do Crea-PR, Claudemir Prattes, e o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, falaram para os representantes locais das Instituições de Ensino sobre a implantação da AGEUNI na UEM, o Projetek, e as novas implantações do Programa que estão ocorrendo nas universidades do estado.

Eleições

O professor Paulo Fernando Soares, Engenheiro Civil e docente da UEM (Universidade Estadual de Maringá) foi eleito como coordenador titular.

Para coordenador adjunto foi escolhido o Coordenador do curso de Engenharia Agronômica da UniFatecie de Paranavaí, Júlio César Tocacelli Colela.

Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER)

A reunião teve a presença de todos os presidentes de entidades de classe de Maringá e região. O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, iniciou a reunião falando das principais conquistas do último ano como o aproveitamento dos editais de chamamento e também da criação de uma Frente Parlamentar das Engenharias. Logo em seguida foi feita a eleição dos novos coordenadores do Colégio.

Eleições

O Eng. Agr. Silvério Cândido da Silva foi eleito coordenador titular e o Eng. Civ. Silvio Rodrigues da Silva foi escolhido coordenador adjunto.

Silvério já estava à frente do Colégio como coordenador adjunto e agora segue no trabalho como titular. Ele afirma que o importante é continuar o trabalho. “Vamos seguir na busca por demandas para a Frente Parlamentar, que é um grande compromisso, além é claro de continuar levando cursos e treinamentos através dos editais de chamamento”, reafirma.

Colégio de Inspetores (CDIN)

1º Diretor Secretário do Crea-PR, Engenheiro Civil Altair Ferri, representando o presidente do Conselho na reunião do CDIN.

As ferramentas tecnológicas, instrumentos e critérios utilizados pelo DEFIS na prática de fiscalização da atividade profissional foram abordados em um painel pelo facilitador da fiscalização da Regional Maringá do Crea-PR, Eng. Civ. Djalma Bonini.

Eng. Civ. Djalma Bonini.

Já a gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, Eng. Amb. Mariana Maranhão, dedicou boa parte de sua apresentação para falar também sobre os números do departamento no mês, o último episódio da Websérie do Crea-PR – que fala sobre a fiscalização de arborização urbana – e as mais recentes ações de fiscalização do Conselho, como a fiscalização por imagem na agronomia.

Eng. Amb. Mariana Maranhão.

Eleições

Coordenador Titular – Eng. Agr. Ramael Lázaro Luiz

Coordenador-adjunto – Eng. Civ. João Artur Casado

Plenária dos Colegiados

Presidente Ricardo na abertura da plenária.

Encerrando o evento da Governança, foi o momento da Plenária dos Colegiados. O presidente Ricardo Rocha falou sobre os eventos do ano, com destaque para o ProEC e Encontro Técnico de Lideranças, que devem ocorrer em maio na cidade de Apucarana. Esses encontros reúnem representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, empresários, políticos, estudantes, população e diversos outros agentes da sociedade.

“Esses eventos são muito importantes para o funcionamento do Sistema. Com eles podemos vislumbrar melhorias para as nossas profissões”, comentou o presidente.

Em seguida Ricardo falou sobre a recomposição da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná, que deve ser feito em julho, e alguns Projetos de Lei que o Sistema está apoiando.

Complementando a fala do presidente, o 1º Diretor Administrativo do Crea-PR e coordenador da Frente Parlamentar dentro do Conselho, Eng. Agr. Clodomir Ascari, falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Crea na área parlamentar, e a importância dos profissionais participem das Agendas Parlamentares do Crea. “Nós fomos invisíveis por muitos anos, mas agora é o momento de mostrar a nossa força! Precisamos ser atuantes tanto no Paraná, quanto em Brasília. Nós possuímos demandas e eu, como coordenador dessa ação, vou lutar para que elas sejam atendidas”, disse Ascari.

Finalizando o momento parlamentar, o assessor de Gestão de Políticas Públicas do Crea-PR, Eng. Civ. Samir Jorge, falou sobre a importância de fortalecer a representatividade das profissões na elaboração de políticas públicas nas suas cidades e da participação dos profissionais nos conselhos dos municípios.

Em seguida, foram eleitas as novas representantes do Comitê Mulheres da Regional Maringá.

Daniela, presidente, Maria e Aline.

Coordenadora – Maria Alessandra; Coordenadora-ajunta – Daniela Alvez e a representante será Aline Zito. Está sendo estudado para a Regional Maringá a possibilidade de ter duas representantes do Comitê na região, que teria como dona da segunda vaga a engenheira Patricia Carnelossi.

Com o enceramento das falar parlamentares, foi dado início a solenidade de assinatura de diversos termos de cooperação dos Termos de Fomento do Crea-PR e da condecoração de profissionais da região.

Confira as fotos do evento em nosso Facebook.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *