Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/02/crea-pr-conclui-fiscalizacao-de-estandes-no-show-rural-coopavel/>.
Acesso em 12/04/2024 às 15h54.

Crea-PR conclui fiscalização de estandes no Show Rural Coopavel

Mais de 80% dos espaços já apresentaram toda a documentação necessária e estão com a instalação regularizada

2 de fevereiro de 2024, às 11h14 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) concluiu o trabalho de fiscalização preventiva da instalação de estandes no Show Rural Coopavel em Cascavel. O balanço das ações comprova que mais de 80% das empresas já apresentaram toda a documentação necessária e estão em condições adequadas para o evento.

Ao todo foram fiscalizados 304 estandes, 193 ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) e documentação de profissionais de outros conselhos.  As ARTs são documentos que identificam que os estandes foram planejados e executados por um ou mais profissionais legalmente habilitados pelo Crea. Trata-se de um instrumento de segurança tanto para os profissionais, pois delimita até onde vai a responsabilidade dele, como para quem contrata um serviço e que terá a certeza de que ele será prestado por alguém devidamente qualificado.

O trabalho dos três agentes de fiscalização durante três dias constatou as seguintes irregularidades: falta de ART (5); falta de registro e visto de empresas (4); ilegalidades pessoas físicas (5); ilegalidade pessoas jurídicas (8) e atividades estranhas (1). “Os responsáveis pelos estandes foram notificados e todas as irregularidades constatadas devem ser regularizadas e comprovadas antes do início do evento ao Conselho”, esclarece o facilitador de fiscalização, Engenheiro Civil, Christian Massago.

O objetivo principal da fiscalização preventiva não é a punição, mas  colaborar com a máxima segurança de todos os visitantes do evento, diante da grande estimativa de público que para este ano é superior a 300 mil pessoas durante os cinco dias. Além de verificar a presença de profissionais habilitados envolvidos na montagem dos estandes, a equipe do Crea-PR analisa documentações necessárias.

Com relação à montagem das estruturas, são fiscalizadas a parte elétrica, de prevenção de incêndio, funcionamento de ar condicionado se as equipes estão trabalhando de forma segura, para se evitar quedas e outros acidentes. Embora as montagens sejam temporárias, devem estar de acordo com a NBRs 5410 e 5419 como prevenção à sobrecarga de circuito e até mesmo incêndios.

“Essa é uma ação que já se tornou tradicional por parte do Crea-PR e nossa colaboração é para que todas as pessoas que passem pelo evento possam aproveitar as visitas de forma segura. O índice apresentado pelo balanço de fiscalização é positivo e a exemplo de outros anos, toda as irregularidades são corrigidas, sem provocar nenhum transtorno ao Show Rural, que é uma referência em todo o País e também coloca em evidência o trabalho de todos os profissionais representados pelo Conselho”, enfatiza o gerente da regional de Cascavel do Crea-PR, Engenheiro Civil Geraldo Canci.

Estande

O Crea-PR marcará presença em mais uma edição do Show Rural em estande em parceria da Areac –Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel, Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e Mutua-PR – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PR. No dia 8, a programação inclui reuniões dos colegiados, CDER – Colégio de Entidades de Classe, CDIN – Colégio de Inspetores, CAR – Comissão Acadêmica Regional e plenária dos colegiados. Todos os profissionais são convidados a visitar o estande.

Confira todas as fotos do Show Rural em nosso Facebook.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *