Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/10/saiba-como-funciona-a-rotina-de-baixa-de-pagamento-de-art-a-cada-15-minutos/>.
Acesso em 19/03/2024 às 00h49.

Saiba como funciona a rotina de baixa de pagamento de ART a cada 15 minutos

21 de outubro de 2020, às 19h20 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Crea-PR tem recebido alguns questionamentos sobre o anunciado de que os pagamentos das ARTs agora acontecem em até 15 minutos e que a realidade não é exatamente essa.

Vale a pena entender como todo o processo funciona. O Conselho trabalha com a Caixa Econômica Federal para seus recebimentos. A Caixa busca, a cada 15 minutos, em uma ‘Central Online de Pagamentos Nacional´, os boletos lá quitados.

Ou seja, o banco recebedor registra o pagamento recebido e envia para esta Central. A Caixa, por sua vez, busca essas informações de quitação a cada 15 minutos, para, posteriormente, dar a baixa de pagamento do boleto (por isso o Crea-PR trabalhou com a chamada dos 15 minutos).

Esse processamento rápido vale para pagamentos que são realizados até as 19h59 – após esse horário, os pagamentos são compensados no dia seguinte.

Quando a baixa de pagamento não acontece no prazo de 15 minutos, a questão pode estar relacionada a demora no envio dos dados pela instituição bancária recebedora, a esta ‘Central Online de Pagamentos Nacional”. 

Mesmo sendo este um novo processo, já atingimos o número de 145 mil ARTs (68% do total do período) que tiveram seu pagamento confirmado no mesmo dia.

A grande questão que levou ao não entendimento de muitos profissionais sobre a agilidade anunciada deste novo procedimento é que o envio da informação de pagamento para a ‘Central Online de Pagamentos Nacional´ é de responsabilidade da instituição bancária onde o pagamento é realizado, com a(s) qual(is) o Crea-PR não tem autoridade sobre o processo.

A título de exemplo, 90% dos pagamentos realizados na Caixa são baixados no mesmo dia, enquanto o percentual do Banco do Brasil, Itaú, Sicred e Bradesco são respectivamente 58%, 65%, 58% e 76% (estão ordenados por quantidade de pagamentos recebidos)

Clique aqui para ver a lista completa de instituições bancárias.

De qualquer forma, entendemos ser este um grande avanço no processo de pagamentos de ART, que diminuiu consideravelmente o tempo dispensado no formato anterior.


Comentários

  1. Daniel Bogo says:

    No CREA-SP já é possível o pagamento por pix. Há previsão de instituir o pagamento por pix no CREA-PR para agilizar o prazo?

    • Crea-PR says:

      Olá, Daniel! Ainda não temos uma previsão exata, mas o assunto está na pauta por aqui com as instituições bancárias, e esperamos em breve ter novidades com relação a este assunto!

  2. Prezados senhores, boa tarde!

    E-mail esclarecedor.
    Estava justamente pesquisando sobre o prazo de liberação de ART após o pagamento da taxa do conselho.
    Amanha 26/01/2021 tenho reunião com o cliente e gostaria de levar a ART (1720210373656) para colher a assinatura e iniciar o serviço.

    Grato

    Luiz Fernando

  3. Vagner Simões says:

    Obrigadonpela atenção. Entendi perfeitamente como funciona.
    Só lamenteinter que esperar dois dias para receber o email. .
    De qualquer forma obrigado

  4. Juliana says:

    O cliente fez o pagamento hoje sexta feira pela manha. A art ainda não foi liberada. É possível ser liberada no final de semana ainda? O prazo dele é segunda feira.

  5. GILBERTO AUGUSTO KNOPIK says:

    Se não está no controle do CREA para cumprir o prazo de 15 minutos para registrar o pagamento da ART porque a divulgação deste prazo? Depois de muitas reclamações tem que vir a publico detalhar que não é sua responsabilidade? Vamos trabalhar com mais coerência !!!
    Eu mesmo tive problemas pois acreditei inicialmente e tive que me desculpar com meu cliente que não iria atender o prazo de entrega dos documentos porque o CREA não estava liberando a impressão da ART.
    Vamos trabalhar com dados confiáveis. Porque não indicar um prazo que realmente vai ocorrer?

    • Comunicação Crea-PR says:

      Olá, Gilberto. Tudo bem?

      Não há como divulgar um prazo específico pois são muitos bancos, e, por consequência, muitos prazos. Fizemos esta matéria pois precisávamos nos retificar desta questão dos 15 minutos, explicando que existem diversas variáveis. Pedimos desculpas pelo equívoco na hora de comunicar inicialmente esta questão a vocês.

  6. Gilson Luiz Lima Milani says:

    Já utilizei e achei ótimo, pois antes era muito demorado e hoje realmente em pouco tempo podemos imprimir a ART quitada. No domingo retrasado paguei um boleto pelo banco Santander e algum tempo após, mesmo sendo domingo consegui imprimir a ART devidamente quitada.
    Sou um critico de muitas coisas do Crea-PR, porém coisas boas em que ser elogiadas…PARABENS

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *