Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/inauguracoes-marcam-a-governanca-cooperativa-de-maringa/>.
Acesso em 17/08/2022 às 22h08.

Inaugurações marcam a Governança Cooperativa de Maringá

Encontro contou com a presença de diversas autoridades do Sistema Confea/Crea, agentes fiscais, profissionais e elegeu representantes do CDER, CDIN, CIE e Comitê Mulheres

24 de março de 2022, às 14h38 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

A Governança do Crea-PR realizada nesta última quarta-feira (23), em Maringá, foi marcada pela inauguração de três espaços dentro da regional do Conselho, que estarão à disposição para uso das Entidades de Classe e Instituições de Ensino registradas no Crea-PR. Os locais reformados foram resultado de uma parceria entre o Conselho e a Cooperativa CredCrea, na qual o Crea cedeu uma sala para uma das agências da Cooperativa e o CredCrea fez a reforma dos espaços.

Um deles, em especial, o Espaço Multimídia (Clique na galeria abaixo e veja algumas fotos espaço), foi extremamente elogiado pelos presentes na inauguração. Montado com equipamentos de última geração, o local permite a transmissão de lives, podcasts e gravação de vídeos. “Esse espaço poderá servir para vários projetos de comunicação e educação realizados pelas nossas Entidades de Classe e Instituições de Ensino. Essa parceria não poderia ter sido mais perfeita, pois o Crea está cada vez mais voltado ao desenvolvimento e reciclagem de seus profissionais e, a CredCrea, também tem trabalhado com foco na educação”, destacou o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha. Clique aqui e conheça os cursos do Crea-PR em parceria com a CredCrea.

 

 

O presidente da CredCrea, Eng. Civ. Gelasio Gomes, também ressaltou um dos propósitos do espaço. “Queremos muito que os profissionais venham até a Regional usufruir desse local e aproveitar para conhecer os benefícios da Cooperativa”, comentou.

A inauguração dos espaços marcou o final de um dia dedicado a Governança Cooperativa do Conselho, momento em que ocorrem reuniões simultâneas dos colegiados do Crea (Colégio de Entidades de Classe – CDER, Colégio de Inspetores – CDIN e Colégio de Instituições de Ensino – CIE), a reunião dos representantes do  CreaJr-PR da região; a eleição de representantes para o Comitê Mulheres Regional e a entrega dos prêmios Profissional e Carreira Destaque. Estiveram presentes no encontro diversas autoridades do Sistema Confea/Crea, inspetores, agentes fiscais, profissionais e colaboradores do Conselho.

CDER

O evento começou com a reunião do Colégio de Entidades Regionais que, além de eleger coordenadores regionais, adjuntos e suplentes, debateu diversas temas, entre eles: a tabela referencial de honorários; o CEP e o EPEC, que serão realizados em julho e novembro, respectivamente.

Os profissionais representantes das Entidades de Classe da região elegeram para coordenadora titular do CDER a Eng. Eletric. Aline Bortolotto, e, como coordenador adjunto, foi eleito o Eng. Agr. Silverio Cândido da Silva. Fotos ao final da matéria.

CDIN

Na reunião do CDIN, a gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS), Eng. Amb. Mariana Maranhão, detalhou aos inspetores da região as metas do Departamento e do Colegiado para o ano. “Temos como objetivo realizar 25.000 ações de fiscalização com foco no exercício ilegal, entre elas, está contemplada a fiscalização de 100% dos hospitais do Estado”, disse a gerente. Mariana finalizou a apresentação falando sobre os números de 2021, que somaram mais de 30 mil ações de fiscalização, sendo 60% delas apresentando exercício ilegal das profissões. “O Crea-PR tem como trabalho finalístico a fiscalização e aqui, durante a Governança, temos a possibilidade de discutir esse trabalho e as novas formas de alcançarmos ainda mais melhorias em nossas ações”, disse a gerente.

Ao final da reunião, dois profissionais foram eleitos para representar a Regional Maringá no Colégio Estadual de Inspetores do Crea-PR: Eng. Mec. Marcos Pintor (coordenador titular); e o Geog. Bruno Rigon (coordenador adjunto). Fotos ao final da matéria.

CIE

Durante a reunião do CIE, que foi realizada de forma híbrida, o gerente da Regional Maringá, Eng. Civ. Hélio Xavier, apresentou o objetivo e as expectativas do Colegiado para o ano, destacando as ações dos futuros coordenadores do CIE na região. O coordenador-adjunto da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP), Eng. Civ. Everlei Câmara, falou sobre as responsabilidades e atribuições da CEAP como cadastramento dos cursos, organização do Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, e as participações nas reuniões do Confea. Em seguida, o gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI – do Crea-PR, Claudemir Prattes, falou sobre o trabalho do Departamento junto às Universidades do Estado e comentou sobre os recentes debates dentro do Conselho com relação às novas DCNs e os PPCs.

Encerrando a reunião, foi realizada a eleição de coordenador-adjunto do CIE, sendo eleita a Eng. Prod. Marcia Pappa.

Comitê Mulheres

Eng. Keila

Em seguida, a representante do Comitê Mulheres na região, Eng. Civ. Keila Regina Uezi, citou o Prêmio Crea-PR Enedina Marques, que será lançado neste ano para homenagear as engenheiras e seus feitos, e realizou a eleição das representantes do Comitê Mulheres Regional Maringá. Foram eleitas a Eng. Civ. Maria Alessandra Mendes (Titular); a Eng. Civ. Paula Cristina de Souza (Adjunta); e a estudante de Engenharia Agrônoma Bruna Rizzo Milagres (3ª representante). Fotos ao final da matéria.

“Os eleitos de cada Colegiado e Comitê são essenciais para trabalhar didaticamente na base, junto aos nossos profissionais, enfatizando questões relacionadas ao Conselho e ouvindo os anseios e sugestões dos mesmos. Este ano, em especial, onde teremos o CNP, é preciso incentivar a participação dos profissionais neste processo que permite o debate e propostas de melhorias para o Sistema Confea/CREA e Mútua,” destacou o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, ao final das eleições.

Plenária dos Colegiados

Encerrando o evento da Governança, foi o momento da Plenária dos Colegiados. O presidente Ricardo Rocha abriu o momento falando sobre o Congresso Estadual e Nacional de Profissionais e exemplificou a importância destes dois eventos com uma proposta que veio nos CNPs de anos anteriores, e que foi acatada pelo Sistema; as eleições do Sistema via Internet, que já estão acontecendo desde o ano passado.

A Governança contou também com uma apresentação da CreadCrea, onde convidaram os presentes a conhecerem a Cooperativa e se inteirarem sobre os serviços que a mesma oferece, que são os mesmos que um banco privado.

Prêmios Profissional e Carreira Destaque

Após as falas dos representantes do Sistema, o gerente da Regional Maringá do Crea-PR, Eng. Civ. Helio Xavier, realizou a entrega das premiações do Prêmios Profissional,  Carreira Destaque, Educador Destaque (2020 e 2021), ações que não foram realizadas nos últimos anos em virtude da pandemia do coronavírus. “O exemplo é a única forma de ensinar as pessoas. Os profissionais aqui homenageados superaram desafios e conquistaram seus espaços, por isso são merecedores desse reconhecimento”, disse o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha. Fotos ao final da matéria.

Confia abaixo os premiados e os registros fotográficos. Alguns profissionais não puderam estar presentes e, por isso, foram representados por outros profissionais indicados pelos premiados.

PROFISSIONAL DESTAQUE 2020 PROFISSIONAL DESTAQUE 2021
Eng. Civ. Aguinaldo Dal Pozzo Eng. Agr. Emanuel Fiorucci
Eng. Civ. Iberê Luca Vargas Matiotti Eng. Amb. Carlos Henrique Oliva Grudzin Braga
Eng. Civ. Luiz Fabiano Calderoni Eng. Civ. Luiz Felipe Gelfei
EDUCADOR DESTAQUE 2020 EDUCADOR DESTAQUE 2021
Eng. Seg. Trab. Edinei Aparecido Furquim dos Santos Eng. Agr. Paulo Francisco Maraus
Eng. Civ. Nelci Helena Maia Gutierrez Eng. Civ. Antonio Belincanta
CARREIRA DESTAQUE 2020 CARREIRA DESTAQUE 2021
Eng. Agr. Otavio Perin Filho Eng. Civ. Nivaldo Barbosa de Lima
Eng. Agr. Silvério Candido da Silva

Confira os registros do evento

Fotos estão presentes também em nosso Facebook.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *