Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/profissionais-propoem-e-debatem-mudancas-no-sistema-profissional/>.
Acesso em 28/06/2022 às 21h15.

Profissionais propõem e debatem mudanças no Sistema Profissional

Reuniões preparatórias para o Congresso Estadual de Profissionais aconteceram nas 35 Inspetorias do Crea-PR, agora em maio vem a etapa preparatória Regional

28 de abril de 2022, às 11h46 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Nos meses de março e abril aconteceram, nas 35 Inspetorias do Crea-PR em todas as regiões do estado, as reuniões preparatórias de Inspetoria para o 11º Congresso Estadual de Profissionais.

A agenda de reuniões começou em Marechal Cândido Rondon, e os encontros tiveram como objetivo receber, debater e votar as propostas registradas pelos profissionais para mudanças e melhorias na legislação profissional e no Sistema Confea/Crea e Mútua.

Mais de 440 profissionais participaram dos encontros, onde foram aprovadas mais de 160 propostas que agora serão debatidas na etapa preparatória regional, que inicia dia 02 de maio.

Acesse aqui as informações detalhadas e fotos das Reuniões Preparatória de Inspetoria.

Confira a data e endereço da próxima etapa na sua Regional.

Até a data da reunião em sua regional, o profissional pode registrar  sua sugestão em seu acesso restrito no site do Crea-PR. Para participar da reunião, deve se inscrever: www.crea-pr.org.br/eventos.

Sobre o Congresso Estadual de Profissionais – CEP

A cada triênio, o Crea-PR realiza o Congresso Estadual de Profissionais, seguido da etapa nacional. Este momento oferece aos profissionais oportunidades de espaço para avaliação e debate, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão e do Sistema Confea/Crea e Mútua. Neste ano, o encontro será realizado em julho.

Sobre o Congresso Nacional de Profissionais – CNP

Realizado a cada três anos, encerrando o processo de organização das proposições dos profissionais, o CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo debater e organizar as propostas recebidas e aprovadas nas etapas regionais, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Este ano, o tema central é “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, e as propostas devem estar nos eixos temáticos: Inovação Tecnológica, Infraestrutura, Atuação Profissional, Agenda 2030 ou Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil.


Comentários

  1. Gerson Luiz Carneiro disse:

    Acredita-se que aos moldes do ato 2, necessita-se de parâmetros de fiscalização de projetos e ART. A ART já está especificada a fiscalização em lei porem não descreve parâmetro e o projeto não há nada registrado. Se o caso for a cobrança de apenas ART contribui-se para um mercado de assinaturas como despacho de cartórios.
    Necessita-se de cobrança de trabalhos técnicos como projetos e laudos.
    Muitos organismos utilizam destes limites para exigir os que sejam necessários para si.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Interessante sugestão, Gerson! Não esqueça de inscrevê-la para podermos debater durante a RPR da sua região.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *